Candidato reprovado no psicotécnico consegue na justiça a permanência no concurso da Polícia Rodoviária Federal

Após realizar o exame novamente, o candidato segue para o curso de formação

Fonte: Prezz Comunicação

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

A juíza da 6ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal concedeu a um candidato reprovado no psicotécnico o direito de permanecer no processo seletivo da PRF e participar das demais etapas. O candidato, que participa edital nº 1 de 2018, já estava aprovado na prova objetiva, subjetiva, exame de capacidade física e também na avaliação de saúde. 


Para o advogado responsável pela ação, Dr. Max Kolbe, os documentos não trouxeram clareza quanto aos objetivos específicos do edital. “Previa-se a avaliação com base em resoluções do Conselho Federal de Psicologia, mas os documentos também não trazem critérios objetivos, tornando a avaliação extremamente subjetiva. O que o Supremo Tribunal Federal exige é exatamente o oposto - critérios objetivos definidos” argumentou. Para ele, é preciso repensar como muitos processos são feitos, pois o candidato precisa saber com total transparência e objetividade o que está se avaliando e com qual finalidade.


Ainda segundo a juíza, com base na previsão legal, os exames psicológicos em concursos públicos devem ter por finalidade investigar apenas possíveis desvios de comportamento ou de personalidade dos candidatos, ou seja, a verificação de patologias psíquicas capazes de inviabilizar o exercício do cargo pretendido.


“Assim, não se coaduna com o caráter objetivo necessário aos processos seletivos a realização de teste psicológico com a exigência de que o candidato se enquadre em determinado perfil específico, previamente definido pela administração pública”, pontua na decisão.


Agora, com a decisão, a banca terá até 30 dias para fazer um novo exame psicológico, com base em critérios objetivos definidos. Enquanto isso, o candidato segue para o curso de formação com os outros concorrentes.

Palavras-chave: Polícia Rodoviária Federal Psicotécnico Max Kolbe Concurso Público

Deixe o seu comentário. Participe!

apoiadores/candidato-reprovado-no-psicotecnico-consegue-na-justica-a-permanencia-no-concurso-da-policia-rodoviaria-federal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid