Você sabe se proteger dos golpes do Pix?

Muito utilizado pela população, o Pix se tornou alvo de golpistas. Especialistas dão dicas de como evitar essas situações

Fonte: João Esposito

Comentários: (0)



Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Apenas seis meses depois de seu lançamento, a agilidade proporcionada pelo Pix fez com que este se tornasse um dos principais métodos de pagamento utilizados pela população brasileira.


A preferência por essa ferramenta chamou a atenção não apenas de pessoas que desejavam realizar transferências e fazer/receber pagamentos com maior facilidade, mas também foi responsável por atrair criminosos que se aproveitam do grande número de usuários para aplicar golpes.


Especialistas selecionaram algumas dicas para atentarem-se a esses crimes.


Como esses golpes são aplicados?


As seis principais modalidades de golpes no mercado são:


1 - Mensagens pedindo dinheiro pelo Pix através de aplicativos de mensagens, como WhatsApp;


2 - Pedido de dados para atualização cadastral, contendo as chaves Pix;


3 - Ofertas de empréstimos para usuários do Pix;


4 - Financiamentos e produtos vantajosos;


5 - Envio de cartas e e-mails falsos em nome do Banco Central e de outras instituições;


6 - Ameaças por ligações.


O Banco Central disponibilizou em seu site algumas perguntas e respostas para conscientizar a população sobre os golpes envolvendo o Pix, chamando a atenção para situações envolvendo o seu nome e de outras instituições financeiras.


De acordo com João Esposito, CEO da Express CTB, “Caso você receba algum recado em nome do Banco Central e quiser comprovar sua veracidade, é possível realizar essa confirmação entrando em contato com a instituição através do número de telefone, correspondência ou presencialmente em sua sede. Todas as informações de contato ficam disponíveis no site do Banco Central do Brasil”.


Caí no golpe, e agora?


É importante se manter atento caso você seja vítima de um golpe através do Pix. Nesses casos, a recomendação do Banco Central é, primeiramente, realizar um Boletim de Ocorrência na polícia. Em seguida, registrar uma reclamação junto ao banco em que o golpista recebeu o dinheiro. Para isso, é necessário apenas informar os dados da conta utilizada para realizar o crime, dados esses que podem ser encontrados facilmente no comprovante de transferência.

Palavras-chave: Agronegócio Segurança Jurídica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/voce-sabe-se-proteger-dos-golpes-do-pix

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid