Ucrânia: MSF denuncia a "chocante falta de cuidado" em proteger os civis

Nos trens hospitais da organização, mais de 40% dos pacientes são idosos e crianças com ferimentos de explosões, amputações traumáticas e estilhaços.

Fonte: Assessoria de Imprensa - MSF

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Dados médicos e relatos de pacientes transferidos no trem hospital de Médicos Sem Fronteiras (MSF) mostram que a guerra na Ucrânia está sendo conduzida com uma escandalosa falta de cuidado para distinguir e proteger os civis. Mais de 40% dos feridos no conflito transportados no trem são idosos e crianças com ferimentos provocados por explosão e balas, amputações traumáticas e estilhaços. Isso aponta para uma falta de respeito pela proteção civil, o que é uma grave violação do Direito Internacional Humanitário, afirma a organização médico-humanitária.


Entre 31 de março e 6 de junho, MSF transferiu 653 pacientes de trem de áreas afetadas pela guerra, no Leste do país, para hospitais em locais mais seguros da Ucrânia. Na jornada de 20 a 30 horas, enfermeiros e médicos monitoravam os pacientes e prestavam cuidados para mantê-los estáveis. Muitas pessoas compartilharam suas experiências angustiantes com a equipe da organização.


“As feridas de nossos pacientes e as histórias que eles contam mostram, inquestionavelmente, o nível chocante de sofrimento que a violência indiscriminada desta guerra está infligindo aos civis”, disse Christopher Stokes, coordenador de emergência de MSF. “Muitos pacientes no trem de MSF foram feridos por ataques militares, que atingiram áreas residenciais civis. Embora não possamos apontar especificamente para uma intenção de atingir civis, a decisão de usar armamento pesado em massa e em áreas densamente povoadas significa que os civis estão, inevitavelmente, e de maneira consciente, sendo mortos e feridos. ”


Dos relatos dos pacientes surgiram vários depoimentos consistentes e angustiantes:


- civis foram alvejados durante a evacuação ou atacados ao tentar deixar zonas de guerra;


- bombardeios e disparos indiscriminados mataram e mutilaram pessoas que viviam e se abrigavam em áreas residenciais;


- pessoas idosas foram brutalizadas, atacadas diretamente e seus status particularmente vulnerável foi completamente ignorado pelas forças atacantes;


- os tipos de feridas são muitas vezes extensos e horríveis e parecem afetar a todos, indiscriminadamente, sejam homens ou mulheres, jovens ou idosos.


As pessoas encaminhadas no trem são principalmente pacientes hospitalizados de longo prazo ou feridos de guerra recentemente, que precisam de cuidados pós-operatórios ou após lesões traumáticas. Dos mais de 600 pacientes transportados e atendidos no trem médico de MSF, ao longo de dois meses, 355 foram feridos como resultado direto da guerra. A esmagadora maioria desses pacientes sofreu ferimentos por explosão. Dos pacientes com traumas relacionados à guerra, 11% tinham menos de 18 anos e 30% mais de 60 anos.


“Eu estava a caminho do banheiro quando aconteceu uma explosão. Perdi a consciência e caí. Assim que acordei, meu rosto estava coberto de sangue seco. Tive uma fratura exposta no braço e também devo ter quebrado o nariz quando caí. Eu estava sozinho e com dor, gritando por socorro, mas ninguém me ouviu. Mais tarde, um voluntário me encontrou e passou dois dias tentando chamar uma ambulância que me levasse a um hospital”, contou uma mulher de 92 anos de Lyman, região de Donetsk.


As lesões por explosão causaram 73% dos casos de trauma relacionados à guerra, com 20% deles infringidos por estilhaços ou tiros e o restante por outros incidentes violentos. Mais de 10% dos pacientes com trauma de guerra perderam um ou mais membros, o mais jovem com apenas seis anos de idade.


Pacientes de MSF e seus cuidadores no trem contam histórias inimagináveis de crianças, homens e mulheres presos em conflitos, bombardeados em abrigos, atacados durante evacuações e gravemente feridos em explosões, bombas, tiros ou minas e estilhaços. Algumas pessoas relatam ter sido feridas em suas casas. Outros ficaram sob fogo de armas pesadas enquanto tentavam viajar para áreas mais seguras. A maioria dos pacientes com quem conversamos, ao designar quem é responsável por seus ferimentos, apontou para forças militares russas e apoiadas pela Rússia.


“Como em todos os conflitos, MSF pede a todos os grupos armados que respeitem o Direito Internacional Humanitário (DIH) e cumpram suas obrigações de proteger os civis e a infraestrutura civil, permitindo que as pessoas fujam para um local seguro e permitindo a evacuação segura e oportuna dos doentes e ferido. Além disso, apelamos para que a ajuda humanitária tenha acesso e possa prover assistência às pessoas onde quer que estejam. Na Ucrânia, vemos, no mínimo, ataques indiscriminados a civis, então nosso apelo é particularmente urgente”, disse Bertrand Draguez, presidente de MSF.


MSF na Ucrânia


MSF trabalhou pela primeira vez na Ucrânia em 1999. Desde 24 de fevereiro de 2022, ampliamos e reorientamos significativamente nossas atividades para responder às necessidades criadas pela guerra na Ucrânia. Isso inclui um trem de referência médica, que recebe pacientes de hospitais próximos às linhas de frente no Leste do país, que estão recebendo ou se preparando para receber influxos de pacientes feridos e os transfere para hospitais no Oeste da Ucrânia, onde podem continuar seu tratamento. O trem médico é operado em colaboração com o Ministério da Saúde e as Ferrovias Nacionais da Ucrânia. Entre 31 de março e 6 de junho, MSF transportou e cuidou de 653 pacientes no trem. No Leste e no Sul, MSF também administra um sistema de encaminhamento com ambulâncias. Embora MSF forneça assistência médica nas regiões afetadas por intensos combates no Leste e no Sul da Ucrânia e no trem médico, não temos acesso direto aos lugares de onde vem a maioria de nossos pacientes e onde os combates são mais brutais. A organização também está fornecendo assistência médica e humanitária a pessoas deslocadas para outras áreas da Ucrânia, incluindo assistência médica mental, tratamento de sobreviventes de violência sexual, gestão de clínicas móveis e doação de suprimentos médicos e outros insumos para hospitais. Equipes cirúrgicas também estão prestando assistência em hospitais no Leste e no Sul, onde MSF também fornece encaminhamento de ambulâncias entre os hospitais. Nossas equipes também prestam assistência humanitária a pessoas da Ucrânia nos países vizinhos: Bielorrússia, Polônia, Rússia e Eslováquia.

Palavras-chave: Ucrânia MSF Denúncia Falta de Cuidado Proteção Civis

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/ucrania-msf-denuncia-a-chocante-falta-de-cuidado-em-proteger-os-civis

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid