Tumulto no ar

Médica indiciada por injúria qualificada após briga com dançarinas de axé dentro de avião da Tam

Fonte: Espaço Vital

Comentários: (2)




Uma médica foi indiciada na segunda-feira (15) pela Polícia Federal em inquérito que apura injúria qualificada após supostas ofensas contra três dançarinas negras.


Ela diz não ter usado expressões racistas e acusa as vítimas de chamá-la de "branca aguada".


Em entrevista ao saite G1, a mulher, que pede para não ter o nome revelado para que sua vida "não seja destruída", nega que tenha usado termos racistas. "Falaram que eu as chamei de macacas. Imagina se eu vou fazer isso."


"O que fiz foi pedir silêncio. Na hora do cansaço, a gente querendo dormir e não consegue, fica muito nervosa. Elas me chamaram de branca aguada. Eu falei para a delegada: Isso é discriminação. Eu não as chamei de nada. Elas se confundiram e tentaram reverter os fatos", afirma a médica.


"A minha secretária é negra. A pessoa que trabalha aqui em casa é negra. Se eu tivesse discriminação racial, você acha que eu ia ter pessoas de cor ao meu redor? Eu não posso ter racismo, eu sou uma médica. Já fui para a África, já fui para os Estados Unidos fazer intercâmbio cultural, fiquei em casa de negros", diz.


A confusão ocorreu durante o voo 8067 da Tam, entre Lima, no Peru, e Guarulhos, São Paulo.


Após o pouso, por volta das 19h30min, a médica branca, loira e de olhos azuis foi conduzida por policiais federais à delegacia do aeroporto.


A PF foi chamada pela tripulação da aeronave a pedido das dançarinas do grupo Capital do Axé.


Depois de ouvir as partes, mas sem contar com testemunhas, que se negaram a esperar para depor, a delegada Samira de Oliveira Bueres indiciou a suposta agressora por meio de portaria, ou seja, sem flagrante,  pelo crime previsto no artigo 140, § 3º do Código Penal, que determina uma pena de três anos de reclusão.


A médica de 45 anos afirma que a confusão começou porque ela estava muito cansada e as dançarinas, que se sentaram em uma fileira atrás da sua, insistiam em fazer barulho, brincavam com bichos de pelúcia e atraíam a atenção de um passageiro francês.


A delegada diz que as três dançarinas contaram ter sido agredidas verbalmente em inglês e depois em português. "Elas falaram que inicialmente as agressões foram em inglês e que estranharam porque os outros passageiros riram, mas elas não sabiam do que se tratava. A mulher estava dizendo que elas estavam se roçando nos outros passageiros, se prostituindo e que são pretas pobres."


A assessoria de imprensa da Tam diz que houve uma discussão entre passageiras durante o voo e que houve pedido para que a Polícia Federal fosse mobilizada.


Segundo Igor Cavalcanti de Souza Silva, também integrante do grupo Capital do Axé, as três dançarinas entraram no avião e se sentaram em uma das últimas fileiras de bancos. Ele diz que a médica, que definiu como uma "senhora branca e de baixa estatura", se incomodou com a presença das dançarinas e cogitou mudar de lugar.

Palavras-chave: Avião da TAM Médica Dançarinas de Axé Injúria Briga

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tumulto-no-ar

2 Comentários

PERCI LIMA jornalista30/11/2010 19:08 Responder

ESSA HISTÓRIA DE RACISMO NO BRASIL NÃO PASSA DE PALHAÇADA. NINGUÉM DISCRIMINA MAIS QUE O PRÓPRIO NEGRO. É HORA DE REVER ESSA LEI ESTÚPIDA E ACABAR C OM ESSA CRETINICE. SE O CARA É NEGRO, É NEGRO. SE O CARA É BRANCO, É BRANCO. SE O CARA É AMARELO, É AMARELO. SE O CARA É VERMELHO, É VERMELHO. E QUANDO O NEGRO XINGA O BRANCO DE BRANCO SUJO. AÍ NÃO É RACISMO? É O QUE ENTÃO? E A MISCIGENAÇÃO COMO É QUE FICA COM RELAÇÃO AS CORES? TEM O SARARÁ, O COR DE CUIA, O MULATO, O COR DE JAMBO, É COR DISSO É COR DAQUILO, AÍ NÃO É CONSIDERADO RACISMO? PORQUÊ? VÃO QUERER CONDENAR UMA MÉDICA QUE SALVA VIDAS POR CONTA DUMAS BAILARINAS XINFRINS, QUE ACHAM QUE TODO LUGAR É PALCO PARA SE EXIBIREM? FAÇAM-ME O FAVOR, BRINCADEIRA TEM HORA.

Ricardo Donovan almoxarifado04/12/2010 14:55 Responder

MUDANÇA DE VALORES:Uma médica que com certeza vive simplesmente de sua profissão(anos de estudos)talves em um ato impensado agrediu certas \\\"bailarinas\\\"verbalmente,pelo fato de não ter mais aguentado a bagunça típica, que todos nós conhecemos destes tipos de indivíduos.E quando é o contrário,como sempre vejo onde resido(Diadema)no qual em todas domingueiras em certas matineés, rappers xingando outros frequentadores(nem rappers,nem morenos) chamando-os de gays,playboys,viadinhos,bichinhas,branco aguado,etc.E aí?Façam me o favor né?O Brasil é um imenso país que não pode continuar tendo pessoas(legisladores,políticos,teóricos,artistas)tão burros e ingênuos para gastarem energia em bobagens assim.Enquanto isto,a corrupção,a bandidagem,as baixarias rolam solta porque os deliquentes sabem que a impunidade impera,afinal as leis são frouxas.Porque não se preocuparem mais em criarem leis e artigos que sejem usadas contra os infratores,contra a bandidagem,contra os corruptos,contra os pedófilos,contra o crime organizado,contra a sacanagem política e que funcionem na prática?Fazerem terror contra a população nas periferias pode,xingar o outro é crime.PUTZ!!É isso que se ensina nas faculdades de Direito?É,como diz meu chefe,o Brasil é um dos 12 países mais ricos economicamente do mundo,mas continua um dos mais atrazados mentalmente(QI 97-baixo)e parece que tem gente que faz questão de mante-lo assim.POBRE QUERIDO BRASIL!

Conheça os produtos da Jurid