TST limita acordo coletivo com vigência trienal

O acordo coletivo que estipula a vigência de suas cláusulas por um prazo superior ao limite de dois anos, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não produz efeitos após o término do período estipulado pela legislação.

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




O acordo coletivo que estipula a vigência de suas cláusulas por um prazo superior ao limite de dois anos, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), não produz efeitos após o término do período estipulado pela legislação. A adoção desse posicionamento pela Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, assegurou a uma professora paulistana o pagamento de diferenças salariais. O tema foi examinado em recurso de revista deferido parcialmente, conforme o voto do juiz convocado João Carlos Souza (relator).

?O entendimento assentado no Tribunal Superior do Trabalho é no sentido de que as cláusulas convencionais somente produzem efeitos durante o período de vigência estabelecido nos instrumentos coletivos, ou seja, não se admite a ultratividade da norma coletiva, que se extingue com o término de sua vigência, em observância ao art. 614, § 3º, da CLT?, sustentou o relator no TST do recurso interposto pela professora.

A decisão tomada pela Quinta Turma do TST reformula o acórdão firmado anteriormente pelo Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. O órgão de segunda instância afirmou a validade de acordo coletivo firmado entre a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e o Sindicato dos Professores que estabeleceu validade de três anos (entre dezembro de 1994 e novembro de 1997) para a cláusula que diminuía de R$ 15,39 para R$ 11,00 o valor das horas-aula.

?No caso, o acordo coletivo foi firmado com fim específico de eliminar distorção salarial em relação aos professores universitários e de viabilizar financeiramente o Colégio Faap, presumindo-se, assim, que o prazo estipulado para a manutenção do salário-aula fixado propiciaria o alcance desses objetivos?, registrou a decisão regional. ?É certo, ademais, que o acordo não excluiu a possibilidade de revisão salarial na data-base da categoria durante o período de sua validade?, acrescentou o acórdão do TRT paulista.

Essas considerações, contudo, não foram suficientes para que o TST reconhecesse a validade do acordo para o período excedente (um ano) ao limite bienal previsto na CLT. ?Com efeito, estabelecido o prazo de vigência das normas coletivas pela lei, este deve ser observado, restringindo-se a este período de vigência a eficácia das normas pactuadas?, afirmou João Carlos Souza, para quem ?a fixação de prazo superior não anula a convenção ou o acordo; apenas a limitação de sua vigência estará restrita ao que permite a legislação".

?Parcial provimento, portanto, merece o recurso de revista para considerar invalidado o acordo para o período excedente ao prazo previsto na lei (dois anos), tendo jus, portanto a reclamante às diferenças salariais do período?, finalizou o juiz convocado. (RR 783702/01.3)

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-limita-acordo-coletivo-com-vigencia-trienal

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid