TST examina, hoje e amanhã, as mudanças da Reforma do Judiciário

Fonte: Notícias do Tribunal Superior do Trabalho

Comentários: (0)




Ministros do Tribunal Superior do Trabalho iniciam hoje (10) discussões sobre as mudanças que começam a ser colocadas em prática com a Reforma do Judiciário. Convocada pelo presidente, ministro Vantuil Abdala, a reunião vai tratar das novas competências da Justiça do Trabalho, dos procedimentos processuais a ser adotados nesses casos, e da escolha de juízes que integrarão o Conselho Nacional de Justiça, entre outros temas.

Os ministros devem receber um estudo preliminar sobre a criação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, elaborado por uma comissão coordenada pelo diretor-geral de Coordenação Judiciária, Valério Freitas do Carmo. Os critérios para a escolha de juízes que integrarão o Conselho Nacional de Justiça - um de Tribunal Regional de Trabalho e outro da primeira instância ?também estão na pauta da reunião.

De acordo com o presidente do TST, a tendência é que se adote, como regra geral, o rito normal do Processo do Trabalho na tramitação e julgamento de ações que, com a Reforma, passaram a ser competência da Justiça do Trabalho. É o caso das ações de execução das multas aplicadas por fiscais do Ministério do Trabalho aos empregadores que infringem a legislação trabalhista.

Um outro assunto de fundamental importância para a tramitação das novas ações será a adoção, ou não, do jus postulandi - a possibilidade de uma pessoa ingressar em juízo sem a assistência do profissional advogado, adotado no processo do trabalho. O presidente do TST acredita que, em relação às causas cuja competência passou agora para a Justiça do Trabalho, o jus postulandi deve prevalecer apenas em ações de iniciativa de empregados que postulam algum direito decorrente do trabalho.

Outro tema da reunião será a ampliação da competência da Justiça do Trabalho. A grande mudança refere-se à alteração do inciso I da Constituição que prevê a competência da Justiça do Trabalho apreciar e julgar litígios decorrentes de ?relações de trabalho? e não apenas aquelas resultantes das ?relações de emprego?. O presidente do TST afirma que a discussão desse tema é apenas preliminar. Ele acredita que muitas das definições sobre a abrangência da expressão ?relações de trabalho? deverão ser resolvidas caso a caso, nos julgamentos das novas causas que serão submetidas à apreciação da Justiça do Trabalho.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tst-examina-hoje-e-amanha-as-mudancas-da-reforma-do-judiciario

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid