TSE retoma nesta terça-feira julgamento de ação que pede cassação da chapa Dilma-Temer

Os 7 ministros do tribunal vão analisar, a partir das 19h, ação apresentada pelo PSDB após eleição de 2014 na qual a campanha de Dilma e Temer é acusada de abuso de poder.

Fonte: G1

Comentários: (1)




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retomará nesta terça-feira (6) o julgamento da ação que pede a cassação da chapa formada por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB) que venceu a disputa pela Presidência da República em 2014.


Na sessão, o TSE vai julgar uma ação na qual o PSDB aponta abuso de poder político e econômico na disputa eleitoral.


Com base nas investigações da Operação Lava Jato, o partido acusa a campanha de Dilma e Temer de ter sido abastecida com dinheiro de propina de empresas contratadas pela Petrobras.


Os advogados da chapa negam as acusações.


A ação foi apresentada dois meses depois de o candidato tucano a presidente, Aécio Neves, ter sido derrotado por Dilma e Temer. Atualmente, o PSDB comanda ministérios a convite de Temer e é o principal partido de sustentação do governo, ao lado do PMDB.


O julgamento começou em 4 de abril, mas foi adiado porque os ministros do TSE decidiram reabrir a etapa de coleta de provas, ouvir novas testemunhas e dar prazo adicional para as defesas entregarem as alegações finais – documento com as últimas manifestações sobre o caso.


Crise política


Nos últimos dois meses, contudo, o cenário político mudou. No período, surgiram, por exemplo, as delações de executivos da Odebrecht – que atingiram políticos de diversos partidos – e da JBS, que atingiram principalmente o presidente Michel Temer e o senador afastado Aécio Neves.


As delações da JBS resultaram, inclusive, na maior crise política do governo Temer desde o ano passado.


O presidente se tornou alvo de investigação, com autorização do Supremo; passou a ser alvo de diversos pedidos de impeachment no Congresso Nacional; e perdeu apoio de partidos que integravam a base aliada.


O julgamento


O julgamento da chapa Dilma-Temer começará nesta terça. Foram marcadas, ao todo, quatro sessões para apresentação do relatório; alegações das partes (acusação, defesa e Ministério Público); e voto dos ministros:


- 6 de junho: sessão às 19h;


- 7 de junho: sessão às 9h;


- 8 de junho: sessões às 9h e às 19h.


Pela programação, o julgamento no TSE será retomado nesta terça com a leitura do relatório do ministro Herman Benjamin.


O parecer descreve detalhes do processo ao longo da tramitação. O documento tem mais de mil páginas, mas o ministro deve ler uma versão resumida.


Pelo roteiro previsto, falarão, ainda, durante as sessões, o representante do PSDB (autor da ação); as defesas de Dilma e de Temer; e o Ministério Público.


Em seguida, Herman Benjamin lerá o voto, no qual sugerirá a condenação ou absolvição da chapa. Depois, votarão os ministros:


- Napoleão Nunes Maia Filho;


- Admar Gonzaga;


- Tarcísio Neto;


- Luiz Fux;


- Rosa Weber;


- Gilmar Mendes.


Desdobramentos


Existem algumas hipóteses para o desdobramento do julgamento.


Há, por exemplo, a possibilidade de o julgamento ser interrompido caso algum dos ministros peça vista (mais tempo para analisar o processo). Nesse caso, não há prazo para ser retomado.


Se o TSE decidir pela cassação da chapa, Temer pode perder o mandato e, junto com Dilma, ficar inelegível por oito anos. Nessa situação, o Congresso deverá realizar eleições indiretas para a Presidência da República, em que os 513 deputados e os 81 senadores escolherão o presidente.


Apesar de Dilma ter sofrido o impeachment, em agosto do ano passado, os senadores a mantiveram elegível. Se for considerada culpada pelos supostos abusos na campanha de 2014, ela poderá ficar impedida de ocupar cargos públicos e disputar eleições.


Mesmo em caso de condenação, a sentença do TSE neste julgamento não será, necessariamente, definitiva, pois cabe recurso.


As partes


>> Ministério Público


Nas alegações finais, o Ministério Público Eleitoral se posicionou a favor da cassação da chapa e pediu que Dilma fique inelegível por oito anos. Em relação a Temer, o MP pede a perda do mandato, mas não os direitos políticos, alegando que não há elementos que comprovem que ele sabia do financiamento supostamente ilegal.


>> Defesa de Dilma


A defesa de Dilma pede que sejam desconsiderados os depoimentos de Marcelo Odebrecht e do casal de publicitários João Santana e Mônia Moura.


Segundo a defesa, as delações dos três extrapolam os fatos trazidos na petição que deu início à ação e devem ser consideradas inválidas. Os advogados de Dilma entendem, ainda, que as contas de campanha da ex-presidente e de Michel Temer não podem julgadas separadamente.


>> Defesa de Temer


A defesa de Temer argumenta que o presidente não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades na captação de recursos porque ele abriu uma conta diferente da usada pela petista para receber doações. Para o PSDB, autor da ação, Dilma cometeu irregularidade eleitoral, mas Temer, não.

Palavras-chave: Operação Lava Jato Petrobras Cassação Chapa Dilma-Temer TSE Crise Política

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tse-retoma-nesta-terca-julgamento-de-acao-que-pede-cassacao-da-chapa-dilma-temer

1 Comentários

HENRIETTA FERNANDO 06/06/2017 9:47 Responder

Olá, Isto é para informar o público em geral que a Sra. Henrietta Fernando, credor de crédito privado respeitável, abriu uma oportunidade financeira para todos os que precisam de alguma ajuda financeira. Você precisa de um empréstimo urgente para limpar suas dívidas ou você precisa de um empréstimo de capital para melhorar sua empresa? Você foi rejeitado por bancos e outras agências financeiras? Não procure mais, porque estamos aqui para todos os seus problemas financeiros. Oferecemos todos os tipos de empréstimos a taxa de juros de 2% para pessoas, empresas e sociedades em termos e condições claros e compreensíveis. Não é necessária nenhuma verificação de crédito, 100% garantida. Entre em contato conosco hoje e você ficará feliz por ter feito porque estamos aqui para fazer todo o seu histórico de problemas financeiros. Envie-nos um e-mail para: (henriettafernandoloanfirm@gmail.com)

Conheça os produtos da Jurid