TSE rejeita pedido de tropas federais para o Rio

Por unanimidade, TSE não atendeu à solicitação do TRE-RJ

Fonte: Último Segundo

Comentários: (0)




O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou nesta quinta-feira o pedido de envio de tropas federais para auxiliar na segurança da campanha eleitoral no estado. A solicitação foi feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). A decisão foi unânime entre os sete ministros do TSE e abrange os 18 municípios do estado para os quais havia pedido de envio de militares. O ministro relator Henrique Neves disse, na audiência, que entrou em contato com o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, que lhe comunicou que a situação do estado não necessita de ajuda das tropas federais.


Em nenhum momento da sessão, o ministro citou o relatório da Secretaria de Segurança do Rio anexado ao pedido do TRE-RJ, que apontou 41 áreas dominadas pelo tráfico e milícia, onde os candidatos estão com dificuldade para fazer campanha. O levantamento serviu de base para que o TRE do Rio votasse pelo pedido de apoio. Segundo a assessoria de imprensa do TSE, a decisão não impede que o TRE peça ajuda para outros municípios do Rio que não foram citados neste processo.


O governador e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse que a presidenta Dilma Rousseff virá ao Rio nos próximos dias para anunciar a permanência do Exército no Complexo da Maré. O governador afirmou que, até dezembro, instalará a primeira UPP no local. Esta já é a quinta vez que o governo marca uma data para a implantação da UPP.


O governador também acusou o candidato Anthony Garotinho (PR) de “sempre ter compactuado com a milícia”. O governador disse que agirá “como um soldado” de Dilma Rousseff no Rio para angariar votos para a sua chapa e que fará o possível para que os políticos de seu partido que apoiavam Aécio Neves (PSDB) migrem para a campanha da presidenta ainda no primeiro turno.


Confira abaixo nosso Guia Especial sobre as Eleições 2014 do Jurid+ em PDF.

Palavras-chave: direito eleitoral

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tse-rejeita-pedido-de-tropas-federais-para-o-rio

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid