TSE multa Lobão Filho por propaganda antecipada negativa a Aécio Neves

Candidato chegou a dizer que Aécio Neves teria declarado ser contrário ao programa Bolsa Família

Fonte: TSE

Comentários: (0)




O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por maioria, nesta quinta-feira (7), multar o senador Edison Lobão Filho (PMDB-MA) em R$ 5 mil por propaganda eleitoral antecipada negativa contra o então pré-candidato do PSDB à presidência da República Aécio Neves.


De acordo com o recurso julgado na sessão plenária, Edison Lobão Filho teria participado em  maio de um ato público, realizado no Clube da Maçonaria da cidade de Barra do Corda (MA), quando sustentou, em discurso, que Aécio Neves seria contrário ao programa Bolsa Família.


O relator, ministro Tarcísio Vieira, havia negado o pedido de liminar do PSDB por considerar que, de acordo com a Constituição Federal, é assegurada a liberdade de expressão e manifestação de pensamento e que, a concessão de liminar implicaria em censura prévia.  O ministro afirmou também que, ainda de acordo com a Constituição Federal, os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.


Segundo o ministro, as críticas feitas por Edison Lobão fora do Congresso Nacional e antes do período eleitoral e de qualquer formalização de candidaturas “não denotaram ofensas à condição de senador nem ultrapassaram as raias da crítica à atuação parlamentar”.


Os demais ministros seguiram a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes que citou ampla jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto. Também o ministro Dias Toffoli entendeu que o senador Edison Lobão fez, em seu discurso, referência à candidatura de Aécio Neves à presidência. “Esse tipo de propaganda negativa nós temos que evitar. Isso não faz bem à política”, afirmou.

Palavras-chave: direito eleitoral propaganda antecipada bolsa família propaganda negativa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tse-multa-lobao-filho-por-propaganda-antecipada-negativa-a-aecio-neves

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid