Tribunal Superior do Trabalho fixa reajuste de 9,8% e jornada de 44 horas semanais para empregados

A decisão é da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC).

Fonte: TST

Comentários: (0)




A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu nesta segunda-feira (5/6), por maioria, fixar em 9,8% o reajuste dos empregados da Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL). O índice tem validade a partir de 1º de abril de 2016, data base da categoria. Foi decidido também que os empregados voltarão a cumprir jornada de trabalho de 44 horas semanais, após o fim da vigência de sentença normativa que a fixava em 42 horas semanais.


Audiência de mediação e conciliação


O dissídio coletivo foi instaurado em junho de 2016 pela Imbel, diante de impasse para revisão do instrumento normativo de 2015/2016. A empresa pública, vinculada ao Ministério da Defesa, propunha aumento salarial de 9%, desde que a jornada passasse de 42h semanais para 44h. Os sindicatos dos trabalhadores, por sua vez, pretendiam reajuste de 11,38%, com 40h de trabalho por semana.


Em audiência de conciliação realizada em outubro, o vice-presidente do TST, ministro Emmanoel Pereira, apresentou proposta de reajuste de 9% com jornada de 42 horas. Com a rejeição da proposta pelas assembleias da categoria, o dissídio foi a julgamento pela SDC.


Reajuste salarial


A relatora do dissídio, ministra Cristina Peduzzi, propôs o reajuste de 9,8% levando por base o INPC/IBGE medido entre abril de 2015 e maio de 2016, fixado em 9,9%. Ela explicou que o percentual, levemente abaixo do índice, deve-se ao fato de que a SDC tem entendimento no sentido da vedação da vinculação exata do reajuste salarial a índice de preços.


De acordo com a relatora, a SDC também condiciona a concessão de aumento real à comprovação de indicadores objetivos do crescimento da lucratividade e da produtividade do setor, com base no artigo 13, parágrafo 2º, da Lei 10.192/2001. No caso da IMBEL, esse requisito não pôde ser verificado. “Na contestação /reconvenção, os sindicatos sequer estabelecem justificativa específica para a concessão de aumento real”, afirmou.


Por outro lado, Peduzzi ressaltou que a IMBEL também não apresentou elementos que comprovassem que a concessão de um reajuste 0,8% maior do que a sua proposta afetaria seu orçamento a ponto de inviabilizar as atividades de uma empresa que teve resultado superior a R$ 50 milhões em 2015.


Jornada de trabalho


Em relação à jornada de trabalho, a relatora assinalou que o artigo 7º, inciso III da Constituição Federal estabelece a duração do trabalho não superior a oito horas diárias e 44 semanais, e sua redução só é possível por meio de acordo ou convenção coletiva (inciso XIII). No caso, porém, a redução para 42 horas vigente anteriormente foi fixada por meio de sentença normativa (decisão judicial), e não negociação. Assim, não seria possível ao TST impor, sem condição preexistente, jornada inferior à prevista na Constituição.


Divergência


O ministro Emmanoel Pereira ficou vencido quanto à jornada de trabalho. Na sua avaliação, o restabelecimento da jornada de 44 horas ocasionaria um aumento percentual na duração semanal de 4,76%, e esse índice deveria ser acrescido ao reajuste. A divergência foi seguida pela ministra Kátia Magalhães Arruda.


Processo: 15202-36.2016.5.00.0000

Palavras-chave: CF Reclamação Trabalhista Jornada de Trabalho Reajuste Salarial Mediação Conciliação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tribunal-superior-do-trabalho-fixa-reajuste-de-98-e-jornada-de-44-horas-semanais-para-empregados

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid