Traficantes que comandaram mortes em Bangu 1 vão a júri

Motim levou pânico a diversos bairros da cidade obrigando parte do comércio a fechar as portas

Fonte: TJRJ

Comentários: (0)




O juiz Fábio Uchôa, da 1ª Vara Criminal do Rio, decidiu nesta segunda-feira, dia 17, levar a júri popular cinco traficantes acusados de participar, em 11 de setembro de 2002, de uma rebelião em Bangu 1, que resultou na morte de outros quatro presos, entre eles, Ernaldo Pinto Medeiros, o “Uê. 


Foram pronunciados Cláudio José de Souza Fontarigo, o “Claudinho da Mineira”; Carlos Braz Victor da Silva, o “Fiote”; Márcio Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”; Marcos Antonio Pereira Firmino da Silva, o “My Thor” e Márcio Silva de Macedo, o “Gigante”.  A data do julgamento ainda será marcada. 


O motim, que levou pânico a diversos bairros da cidade, obrigando parte do comércio a fechar as portas, teria sido liderado por Luiz Fernando da Costa, o “Fernandinho Beira-Mar”.  O traficante, cujo processo fora desmembrado, foi pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri em 2009.  Segundo a denúncia, os acusados agiram com o objetivo de exterminar os líderes da organização criminosa rival que estavam cumprindo pena na unidade.


As mortes aconteceram dentro da Galeria D do presídio, considerado de segurança máxima, onde estavam 10 detentos. Preso na Galeria A do mesmo presídio, Beira-Mar utilizou as chaves para atravessar seis portões com grades até chegar aos rivais. Também foram mortos na ocasião Carlos Alberto da Costa, o “Robertinho do Adeus”; Wanderlei Soares, o “Orelha” e Elpídio Rodrigues Sabino, o “Pidi”. 


Outros 15 réus que respondiam à mesma ação penal foram impronunciados pelo juiz em razão da falta de indícios de sua participação nos crimes.  São eles:Marcos Marinho dos Santos, o “Chapolim”; Alexander Mendes da Silva, o “Polegar”; Marcus Vinicius da Silva, o “Lambari”; Francisco Paulo Testa Monteiro, o “Tuchinha”; Renato Souza de Paula ou Cláudio Orlando do Nascimento, o “Ratinho”; Charles da Silva Batista, o “Marquinhos Niterói”; Marcelo Fonseca de Souza, o “Marcelo Xará”; Luiz Jorge Biglia da Silva, o “Doda”; Willian Alexandre Fernandes, o “Guri”; Adair Marlon Duarte, o “Aldair da Mangueira”; Nelson Rodrigues dos Santos, o “Nelsinho da Mineira”; Ricardo Chaves de Castro Lima, o “Ricardo Fu”; Levi Batista da Penha, o “Baby”; Márcio José Guimarães, o “Thaca” e Almir Araújo, o “Mimi”.                                                                           

Palavras-chave: Traficante; Motin; Homicídio; Presídio; Bangu 1

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/traficantes-que-comandaram-mortes-em-bangu-1-vao-a-juri

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid