TJSP terá de regulamentar designação de juízes auxiliares da capital

Tribunal tem 60 dias para editar um ato normativo que regulamente o artigo 8º da LC paulista 980/05

Fonte: CNJ

Comentários: (0)




O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) terá de regulamentar a designação dos juízes auxiliares da capital do estado. Foi o que decidiu por maioria o Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na 191ª Sessão Ordinária. Pelo voto da relatora do Pedido de Providências (PP 0001527-26.2014.2.00.0000), conselheira Gisela Gondin Ramos, o TJSP terá 60 dias para editar um ato normativo que regulamente o artigo 8º da Lei Complementar n. 980, de 2005, do estado de São Paulo.


De acordo com a Legislação do estado, designar as unidades onde atuarão os juízes auxiliares da capital cabe exclusivamente ao presidente do TJSP. Segundo a relatora, esse dispositivo da lei fere os princípios da inamovibilidade e da independência do magistrado que ocupa a função de juiz auxiliar da comarca da capital. "É necessário que a regulamentação estabeleça critérios objetivos e impessoais para a designação dos juízes auxiliares da capital", afirmou a conselheira Gisela Gondin.


O PP foi proposto pelo juiz auxiliar da comarca da capital Roberto Luiz Corcioli, contra decisão da Corregedoria Geral de Justiça do TJSP que o afastou da vara criminal para a qual estava designado. "O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, valendo-se da natureza do cargo de juiz auxiliar da capital, fez cessar sua designação para atuar em Varas Criminais no Fórum Central com o fito de afastá-lo cautelarmente do exercício da jurisdição criminal/infracional, uma vez que a representação contra ele oferecida por alguns membros do Ministério Público teria relação com a matéria de competência da Vara pela qual o magistrado respondia até então", destacou o voto da Relatora.

Palavras-chave: organização judiciária regulamentação juíz auxiliar

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tjsp-tera-de-regulamentar-designacao-de-juizes-auxiliares-da-capital

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid