Testamos a carteira Digital da OAB

Testamos a nova carteira digital da OAB, a identidade profissional do advogado em formato digital, disponível via aplicativo para smartphone na App Store e Google Store.

Fonte: Raphael Souza

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

app da carteira da OAB na play store

Nosso Podcast testou a nova carteira digital da OAB, a identidade profissional do advogado em formato digital, disponível via aplicativo para smartphone na App Store e Google Store.

Mas o que este app oferece de novo? Com este aplicativo você, advogado (a) ou estagiário (a), já não precisa portar sua identidade em formato físico. Basta abrir o app em seu smartphone e voilà, tá aí sua carteira de advogado eletrônica!

O aplicativo é super leve, simples e gratuito. É possível instalá-lo em qualquer smartphone, já que em nossos testes, ele ocupou apenas 23,46 MB de espaço e não apresentou problemas de desempenho.

Bom, nós do Podcast Direito Digital Cast, baixamos, instalamos e testamos esta nova funcionalidades e neste texto vamos expor nossa opinião e dizer se vale a pena utilizar a nova funcionalidade ou não.

Mas se em vez de ler, você prefere ouvir, corre lá e ouça o episódio com todos os detalhes, 30 minutos de muito conteúdo com bom humor, nada de formalismo e sem um pingo de juridiquês. Basta ir direto ao Podcast “#35 – Testamos a carteira digital da OAB

O aplicativo é seguro?

print da autenticao por duas etapas da carteira digital da oab

Sim ele é seguro! Isso porque um dos mecanismos de segurança da carteira digital da OAB é a autenticação por dois fatores que pode ser via SMS ou e-mail.

Portanto, no ato do cadastro o app solicita ao usuário qual camada de segurança deseja utilizar, SMS ou e-mail.

Selecionado SMS, é enviado uma mensagem de texto ao número indicado, o mesmo acontece se o advogado escolhe envio por e-mail.

Vale lembrar que a aplicação realiza uma verificação automática com os dados do Cadastro Nacional dos Advogados. Portanto, se o e-mail ou número de telefone inserido forem diferentes daqueles que constam na base de dados da OAB, o usuário não conseguirá completar a instalação da ferramenta.

Tanto é verdade que não é possível inserir e-mail ou número de telefone diverso. No app o número de celular ou correio eletrônico já vem pré preenchido, ou seja, o código só é enviado para os dados que constam no cadastro do advogado

Ao nosso ver a medida garante uma camada a mais de segurança, evita fraudes e utilização indevida por terceiros.

Logo, se você deseja utilizar o serviço, atualize seus dados!

Consulta da autenticidade via QR code

celular e leitura via qr code

Por essa talvez você não esperasse! Junto com a OAB digital é gerado um QR code que permite a consulta diretamente no site da OAB Federal.

Portanto, imagine que algum cliente ou até algum servidor venha a duvidar da idoneidade do documento. Se isso acontecer, basta utilizar o celular e consultar direto na base de dados a OAB.

Por isso que, na nossa opinião, o uso do QR na OAB digital além de facilitar o processo de verificação, é um aliado da advocacia no quesito idoneidade e transparência.

O que os primeiros usuários estão comentando?

carteira digital da oab com cdigo de segurana destacado

Já dizia o ditado que a voz do povo é a voz de Deus e no caso de tecnologia, a opinião do usuário sempre é um guia para qualquer serviço.

E foi nesta linha de raciocínios que fomos conferir o feedback dos advogados que já haviam baixado o app. Ficamos surpreso, pois as avaliações eram pouco animadoras.

A crítica mais recorrente era a necessidade de digitar o número de segurança do cartão físico a cada novo acesso.

E se você está se perguntando que raio é este tal de número de segurança, eu te ajudo: é a numeração que fica na parte superior direita do seu cartão da OAB. Quase ninguém decora esse número, eu mesmo não sei o meu. Tá aí a maior crítica do app.

Assim, não memorizar o código de segurança, implicaria recorrer à carteira física, o que seria nada funcional. Ora, seria mais simples portar a carteira física e apresentá-la sempre que necessário.

Mas… a OAB atenta ao feedback dos advogados, fez melhorias no software e removeu esta exigência. Portanto, basta instalar o app uma vez e utilizá-lo sempre que quiser, inclusive offline, sem a necessidade de inserir dados a cada acesso.

Portanto, os primeiros usuários que utilizaram o espaço destinado à avaliação do aplicativo no app Store e Google play Store sugeriram um acesso mais prático, via PIN ou biometria.

Por outro lado, a OAB removeu a camada anterior de segurança (inserção de número de segurança da carteira) e não adicionou nenhuma outra camada de segurança, como o PIN ou biometria.

Assim o acesso ficou mais rápido e prático, contudo, um pouquinho menos seguro.

Data de emissão da carteira digital da OAB é diferente do cartão tradicional

carteira digital da oab com expedida em 2020

O documento digital, embora semelhante, não é uma réplica do documento físico, pois as datas de emissão dos documentos são distintas.

Algo que talvez possa trazer algum problema no uso da carteira digital da OAB naquilo que toca na autenticação em base de dados que já possuem registrado o número de emissão do cartão físico.

Isso ocorre porque que a data de emissão da identidade digital é aquela do dia em que foi gerado o documento no smartphone pela primeira vez.

Assim, a autenticação e checagem da data de emissão da identidade profissional pode trazer alguma dificuldade se o advogado já registrou tal dado em um sistema através do documento físico e tenta um novo registro através da carteira digital.

Mas se isto é um problema ou não, só o tempo nos dirá.

É possível inserir a carteira principal e suplementares.

carteira digital da oab documento principal e suplementar

Inserir a carteira principal e suplementares é uma mão na roda pra quem tem mais de um documento profissional, algo comum para advogados que exercem a advocacia em estados diferentes.

Só quem tem várias carteiras sabe o quanto é chato portar todas elas ou então esquecer alguma quando se mais precisa.

Não há limite, é possível emitir a carteira digital de todas as inscrições da OAB.

Por fim, o (a) estagiário (a) também poderá emitir o documento eletrônico.

Balanço Final da Carteira Digital da OAB

carteira da oab na apple store

Em um novo aplicativo é normal encontrar dificuldades e problemas técnicos no início.

Assim, o esforço em melhorias em tempo curto pode constituir um diferencial para adesão da tecnologia.

E neste ponto a OAB está de parabéns, pois tem atendido os advogados e realizado correções em tempo recorde.

simplicidade na instalação e uso da ferramenta merece outro destaque. Tecnologia boa é aquela amigável, pautada na experiência do usuário. E neste particular, nota 10 para a carteira digital da OAB.

Mas como nem tudo são flores, ao nosso ver um ponto que pode ser melhorado é justamente o prazo de emissão diferente da carteira eletrônica e física. Talvez uma ressalva ou anotação no documento digital poderia evitar maiores problemas.

Outro ponto de melhoria seria a inserção de mais elementos de segurança como o PIN ou autenticação biométrica. A camada a mais de autenticação poderia evitar a utilização do documento por terceiros não autorizados.

Por fim, a carteira digital da OAB tem potencial para ser uma verdadeira inovação, oferecendo rapidez, segurança e facilidade da identificação dos inscritos.

OAB, parabéns pela iniciativa!

Gostou? Que tal compartilhar o artigo naquele seu grupo de advogados?

*post originalmente publicado em https://direitodigitalcast.com/carteira-digital-oab/ por Raphael Souza.

Palavras-chave: Teste Carteira Digital OAB Aplicativo Identidade Profissional Advogado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/testamos-a-carteira-digital-da-oab

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid