TCU decide não revisar indenizações de anistias

Fiscalizações das indenizações continuarão a ocorrer pelo atual procedimento ordinário de controle interno e externo presente na Constituição Federal

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (1)




O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que não vai revisar indenizações concedidas a anistiados políticos que foram perseguidos entre 1946 e 1988 no Brasil.


De acordo com o Ministério da Justiça, o TCU havia equiparado as reparações econômicas dos anistiados políticos a pagamentos previdenciários e, nesse caso, o tribunal teria competência para registro de revisão dos valores.


Porém, segundo o Ministério da Justiça, a Lei 10.559/02 instituiu regime próprio de natureza jurídica  indenizatória, e não previdenciária, para os anistiados políticos. Por meio dessa lei, o Congresso Nacional deu ao Ministério da Justiça a competência para conceder anistia política a todos que foram atingidos por atos de exceção durante o período da ditadura e de reparar moral e economicamente os danos causados pela ação ou omissão cometida pelos seus agente públicos.


Em 2010, a Advocacia-Geral da União e a Comissão de Anistia entraram com pedido para que o TCU revisasse essa competência. Os órgãos argumentaram que, para as vítimas, seria inoportuno e injustificável o Estado usar um novo procedimento de registro e de revisão das decisões proferidas, diferente dos constantes na lei.


Com a nova decisão do TCU, as fiscalizações das indenizações continuarão a ocorrer pelo atual procedimento ordinário de controle interno e externo presente na Constituição Federal, com auditorias regulares e periódicas.

Palavras-chave: Indenização; Anistia; Revisão; Procedimento ordinário

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/tcu-decide-nao-revisar-indenizacoes-de-anistias

1 Comentários

joel camara da silva militar,anistiado e desanistiado12/11/2012 21:34 Responder

Com certeza a mão de DEUS está nesse entendimento do TCU, gostaria de saber se nos, ex-cabos da fab que estamos com portaria anulada pelo MJ, voltaremos de imediato aos nossos direitos. Fico grato pela vossa resposta. Joel

Conheça os produtos da Jurid