STJ encaminha processo da Operação Naufrágio ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Operação envolve desembargadores, juízes, advogados e servidores públicos do estado que foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crimes contra a administração pública e a administração da Justiça praticados no Tribunal de Justiça estadual

Fonte: STJ

Comentários: (5)




O Superior Tribunal de Justiça encaminhou nesta terça-feira (4) o processo decorrente da Operação Naufrágio ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo. A ação penal – composta por 31 volumes e 136 apensos – foi definitivamente baixada pela Corte, após os ministros decidirem que o tribunal não teria competência para julgar o processo devido à aposentadoria dos desembargadores acusados. Com isso, os magistrados perderam a prerrogativa do foro e a ação deverá ser julgada pela Justiça estadual e acompanhada pelo Ministério Público estadual.


A decisão sobre o envio do processo ao TJES foi tomada, por unanimidade, no mês de outubro. O processo, decorrente da Operação Naufrágio, envolve desembargadores, juízes, advogados e servidores públicos do estado. Eles foram denunciados pelo Ministério Público Federal por crimes contra a administração pública e a administração da Justiça praticados no Tribunal de Justiça estadual. Segundo a denúncia, o crime consistia, basicamente, no patrocínio e intermediação de interesses particulares perante o tribunal estadual, na busca de decisões favoráveis e outras facilidades que pudessem ser obtidas por meio da interferência dos agentes que exerciam cargos públicos estratégicos para o fim ilícito almejado, em troca de favores e/ou vantagens pessoais.


Com a aposentadoria dos desembargadores acusados, que lhes retirou a prerrogativa do foro privilegiado, o MPF suscitou questão de ordem ao STJ. Sustentou que, por haver um procurador de Justiça e juízes de primeiro grau entre os denunciados, a competência, em princípio, seria do TJES.


No julgamento, a ministra Laurita Vaz, relatora da ação, reafirmou o entendimento prevalente no STJ, no sentido de que, tendo o denunciado deixado o cargo que atrai a prerrogativa de foro, esta não mais subsiste. “Cumpre ressaltar que a razão de ser da prerrogativa de foro para autoridades públicas é preservar o exercício do cargo, e não atribuir privilégio à pessoa que o ocupa”, assinalou.


Quanto à suscitada competência do STF, que discute a manutenção ou não da prerrogativa do foro (recurso extraordinário 549.560) dos magistrados, a ministra destacou que a questão deve, antes, ser submetida ao próprio Tribunal de Justiça capixaba, para que seus membros possam se manifestar acerca do alegado interesse direto ou indireto na solução das controvérsias levantadas no processo e, se for o caso, remetam ao STF.

 

Apn 623

Palavras-chave: Operação Naufrágio; Justiça; Servidores; Crime; Administração

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/stj-encaminha-processo-da-operacao-naufragio-ao-tribunal-de-justica-do-espirito-santo

5 Comentários

brasilina ribeiro de godoy advogada06/01/2011 16:09 Responder

é dificil opinar num processo dessa natureza, sem conhecer as provas que devem estar acostadas, mas quero expressar o meu repudio, por estar sendo os acusados pessoas que deveriam defender o interesse público. É triste saber que \\\"colegas advogados\\\" envolvidos em escandalo dessa natureza.

Didi estudante06/01/2011 18:12 Responder

Lamentável

undefined undefined07/01/2011 14:10 Responder

undefined

Orias Borges Advogado07/01/2011 14:55 Responder

Onde já se viu isto? O Tribunal apurar crimes de ex-colegas de trabalho? Isto é o que os envolvidos no escândalo querem, ou seja, que seus atos delinquentes sejam apurados por ex colegas de trabalho, porque assim, as investigações podem ser abrandadas e procrastinadas por manobras e manipulações para ganhar tempo, ocorrendo, com isso, a prescrição do crime. Enquanto isso, estes crimonosos continuam soltos, causando mal à sociedade. Quantas pessoas e famílias foram prejudicadas, especialmente em virtude da manipulação de sentenças e concursos públicos para favorecimento de parentes dos envolvidos no escândalo, que por sinal sempre existiu aqui. Infelizmente, uma oportunidade que se tinha para colocar os criminosos que fazem parte do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo na cadeia, se esvai. Infelizmente, vai acabar em pizza.

Marcia estudante22/02/2011 22:40 Responder

Deveriam ser afatados de suas atividades. Ter receio e medo das consequencias de tais atos, a justiça precisa apurar e punir! Sao pessoas que sentem-se acima das leis. Lamentavel!!!

Conheça os produtos da Jurid