SOS Mau Hálito: Um meio virtual de ajuda

Quer ajudar um amigo portador do mau hálito e não sabe como? Conheça o SOS Mau Hálito.

Fonte: Cláudia Christianne Gobor

Comentários: (0)



Reprodução: Pixabay.com

Estudos indicam que cerca de 60 milhões de brasileiros são portadores da halitose (mau hálito), sendo que a grande maioria nem sequer sabe que sofre desse problema constrangedor.  Por isso, com o intuito de ajudar quem necessita de tratamento, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), oferece o SOS Mau Hálito, um serviço social gratuito e anônimo, que tem por finalidade avisar o seu amigo ou conhecido que possui o problema.


De acordo com a ex-presidente da Associação Brasileira de Halitose e atual conselheira, Dra. Cláudia C. Gobor, “normalmente quem possui mau hálito tem dificuldades em saber que é portador do problema. Quando o odor é constante, a pessoa acaba se acostumando com o cheiro e não o percebe, o que se chama de ‘fadiga olfatória’”.  O mau hálito causa imensas limitações em todas as áreas da vida, seja ela social, profissional e familiar, e tomar conhecimento desta alteração é o primeiro passo para resolvê-la.


Já para quem convive próximo a uma pessoa que possui esse distúrbio, pode se sentir constrangido em avisar sobre a situação e não saber o que fazer para ajudar. Por isso, com o objetivo de elevar grau de conscientização da população,  e ajudar pessoas com o hálito alterado evitando tais situações constrangedoras o SOS Mau Hálito foi criado para dar uma solução à quem não se sente confortável em dar essa notícia. 


Dra. Cláudia, dentista especialista pelo MEC no tratamento da halitose, explica mais sobre o assunto. “A Associação é formada por profissionais da área de saúde dedicados especialmente aos estudos e pesquisas sobre o mau hálito e, para ajudar, criou o SOS Mau Hálito, um meio que dá acesso a profissionais de todo o país. Com esse meio é possível que a pessoa que possui um amigo com esse problema o informe sem precisar se identificar para não causar o constrangimento de ambos.” 


Esse envio de informação ao portador se dá da seguinte maneira: a pessoa entra no site, sem ser identificado e preenche o contato do seu amigo ou pessoa portadora de halitose. Nesta carta enviada por e-mail a pessoa receberá informações sobre Halitose, dicas para detectar o problema, convite para sanar dúvidas com a associação, e também tem a opção de procurar um especialista na lista dos profissionais indicados pela ABHA, a nível de Brasil.


De acordo com a Dra. Cláudia, nos meses de setembro e outubro, que são dedicados para a divulgação do Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito (22 de setembro), o site chega a receber de 50 a 80 solicitações diárias do SOS. Nesta época são disponibilizados textos nas mídias sociais sobre saúde bucal, para alertar e instruir o público sobre o assunto.


Segundo a associação, 90% dos casos de mau hálito têm origem bucal, e o estômago, ao contrário do que muitos pensam, é responsável por apenas 2% dos casos de halitose, em causas associadas. Escovação correta, uso do fio dental e higienização de língua, maior consumo de água, cuidados e tratamentos adequados à saúde bucal, também ajudam a evitar esse problema.


Combater a halitose é de extrema importância, além de contribuir com inúmeras doenças, o mau hálito pode levar à perda de autoestima e ao isolamento social e amoroso. O tratamento adequado com um dentista qualificado é a única maneira de reassumir o papel na sociedade e retornar a uma vida mais feliz, com mais saúde e livre de constrangimentos.


Acesse o site para ter mais informações sobre halitose www.abha.org.br. Se você conhece alguém com esse problema, acesse, clique no banner SOS Mau Hálito e envie os dados de contato do seu amigo para a ABHA. Você o estará ajudando a ter mais saúde e uma vida mais feliz.


Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor, Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva. website: https://www.bomhalitocuritiba.com.br/

Palavras-chave: SOS Mau Hálito Meio Virtual Ajuda ABHA Estudo

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/sos-mau-halito-um-meio-virtual-de-ajuda

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid