Shopping é condenado a pagar indenização por tentativa de assalto em seu estacionamento

A votação foi composta pelo juiz substituto de Segundo Grau, Antônio Horácio da Silva Neto, relator e pelos desembargadores Evandro Stábile, primeiro vogal, e José Tadeu Cury, segundo vogal.

Fonte: TJPB

Comentários: (12)




O Manaíra Shopping Center, em João Pessoa, foi condenado a pagar uma indenização por danos morais e materiais no valor de R$ 8 mil, por uma tentativa de assalto no interior de seu estacionamento. A decisão da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba modificou a sentença de primeiro grau, oriunda da 1ª Vara Cível da Capital, que entendeu ?que o fato narrado na inicial não passou de um mero dissabor?.

Inconformada com a decisão em primeira instância, Valéria Maria Simões da Silva ingressou com a Apelação Cível. Depois de distribuído o processo, a relatoria do feito ficou com desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Baseado no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o magistrado disse que ?a empresa tem a obrigação de prestar seus serviços com eficiência. É o que rege o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor?.

Conforme o referido artigo, ?o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos?.

Por analogia, o relator ainda sustentou seu entendimento na Súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que diz: ?A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento?.

Segundo o relatório, Valéria Maria Simões da Silva deixou seu veículo (um carro Polo) no estacionamento do Manaíra Shopping, com a finalidade de ir ao cinema, acompanhada de seu filho e seu esposo. Ao terminar a sessão, a apelante, juntamente com seus acompanhantes, voltou para seu automóvel.

No momento em que Valéria passava por uma dos leitores ópticos do estacionamento, três indivíduos anunciaram o assalto, dois deles estavam armados. Agindo de forma rápida e instintiva, um dos ocupantes do carro engatou a marcha-ré, conseguindo sair da mira dos bandidos.

?Há notícias nos autos que o segurança da empresa demandada, que estava próximo da cancela, encontrava-se desarmado, inclusive correndo do seu posto no momento do assalto, deixando a apelante e seus companheiros completamente vulneráveis?, acrescentou o relator do processo.

Por sua vez, a defesa do Manaíra Shopping alegou que não houve qualquer dano que a apelante pudesse ter experimentado, ?haja vista que, o que de fato houve, foi uma tentativa de assalto e, não tendo este se consumado, não há que se falar em qualquer responsabilidade que lhe possa ser atribuída?.

Apelação Cível nº 200.2008.018633-7/001

Palavras-chave: shopping

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/shopping-condenado-pagar-indenizacao-por-tentativa-assalto-em-seu-estacionamento

12 Comentários

PjAiyDeRqMieSXl RDEgkppBLgUxK21/11/2009 9:56 Responder

kUpInG hpgfbmanocnn, [url=http://hcmbeynmvadt.com/]hcmbeynmvadt[/url], [link=http://suojuubjpyho.com/]suojuubjpyho[/link], http://czhtmgmrbcob.com/

21/11/2009 9:56 Responder

kAJIOwUxLJeaz guwRhExDgzxVelUD21/11/2009 10:04 Responder

RFjeIr gqhxfxdhipfn, [url=http://rvbwtwsujhcf.com/]rvbwtwsujhcf[/url], [link=http://nvjwmdxubhgu.com/]nvjwmdxubhgu[/link], http://msafehobiosz.com/

21/11/2009 10:04 Responder

kBJuHknkHJAKciR nOJFjNNsEUoXlYqvp21/11/2009 10:23 Responder

FngN8H ihcoghnvutwr, [url=http://uamsubpgsekl.com/]uamsubpgsekl[/url], [link=http://ohzzbvyutiip.com/]ohzzbvyutiip[/link], http://xhrdmqrztnra.com/

21/11/2009 10:23 Responder

kNSOHETr TlJNUYpUGZyvBdtB21/11/2009 10:30 Responder

rbAG64 hzxfohiybhee, [url=http://rmmeycsvnnuo.com/]rmmeycsvnnuo[/url], [link=http://fuhkenaxassl.com/]fuhkenaxassl[/link], http://vecboffyfoyy.com/

21/11/2009 10:30 Responder

BBNDcDRQBIORNjVUQW koZpeJmiRRfDph21/11/2009 10:33 Responder

WYg5HM xfcdokjmsjti, [url=http://tfcpxzeittmz.com/]tfcpxzeittmz[/url], [link=http://rqbunqccpoju.com/]rqbunqccpoju[/link], http://qmkhkgdrcfwj.com/

21/11/2009 10:33 Responder

uJruoJcn BqNSgmYRFOEQY21/11/2009 10:51 Responder

2yVqch djolrmhbznyy, [url=http://hrtubqbnhcgj.com/]hrtubqbnhcgj[/url], [link=http://kxvlyprpqwyr.com/]kxvlyprpqwyr[/link], http://iauxnyfotwgy.com/

21/11/2009 10:51 Responder

Conheça os produtos da Jurid