Senado aprova mudança em carreira de delegado da PF

Medida Provisória define critérios para carreira de delegado da PF, proposta foi elaborada durante as eleições

Fonte: Veja

Comentários: (0)




O Senado Federal aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória 657/2014, que foi elaborada pelo governo com o objetivo de agradar aos delegados da Polícia Federal e evitar vazamentos de investigações envolvendo o Executivo. Com o novo texto, que já havia sido aprovado pela Câmara e vai para sanção presidencial, apenas delegados podem dirigir atividades do órgão. A função de diretor-geral ficará restrita a delegados de "classe especial", uma distinção feita com base na carreira dentro da corporação.


Além de exigir três anos para o ingresso na carreira de delegado, a MP transforma em lei algumas regras já usadas pela PF, como o ingresso por concurso público e necessidade de diploma em Direito aos candidatos a delegado. A proposta foi aprovada sem alterações pelos parlamentares. Delegados da PF estavam nas galerias da Casa — assim como agentes contrários à aprovação do projeto.


Lava Jato – A MP foi editada em meio ao embate eleitoral e à acusação de vazamentos da Operação Lava Jato, que atingiu partidos da base aliada de Dilma – PP, PMDB e PP. Os delegados reclamavam internamente da falta de estrutura dada à coordenação da Lava Jato. A presidente Dilma chegou a dizer que "com certeza a PF não vazou documentos", num aceno à categoria, e passou a atirar contra a Justiça Federal e o Ministério Público Federal no Paraná.

Palavras-chave: Senado Carreira Delegado PF

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/senado-aprova-mudanca-em-carreira-de-delegado-da-pf

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid