Robinho denuncia a Nike por calote

Segundo documentos obtidos pela reportagem, a multinacional deve pagar duas parcelas por ano ao jogador: em julho e janeiro

Fonte: Folha Online

Comentários: (1)




Na ação que move contra a Nike na 5ª Vara Cível de Santos, revelada ontem pela Folha, Robinho acusa a empresa de falta de pagamento



"O último depósito foi em agosto de 2010, verba que é decorrente da premiação pela participação [do jogador] na Copa do Mundo de 2010", diz trecho do documento


Em 11 de fevereiro, o estafe do jogador do Milan informou a empresa da dívida.


Em correspondência de 17 de fevereiro, a Nike responde que não pagou a parcela de janeiro porque "não recebeu a respectiva fatura".


A carta diz ainda que a nota deve ser enviada "com seis semanas de antecedência".


No final do documento, Otto Volgenant, advogado holandês da empresa, pede que Robinho mande a fatura em questão para a Nike.


A correspondência pegou o jogador de surpresa. "Não existe essa obrigação constituída no contrato, na versão em português", diz a ação de Robinho no Brasil, assinada pela advogada Marisa Alija.


A Nike argumenta que tal obrigação está no contrato em inglês _e que Robinho concordou com a cláusula que dá preferência a essa versão em caso de dúvidas.


Na ação no Brasil, o atleta afirma que "nos últimos quatro anos, não se emitiu uma única fatura" e sustenta ainda que, no dia 11 deste mês, venceu o prazo para que a empresa quitasse a dívida.


É também com base no que chama de "total falta de pagamento" que Robinho pede o cancelamento do contrato com a marca, que o patrocina desde 2002.


Robinho e Nike travam disputa na Justiça do Brasil e da Holanda porque divergem da duração do contrato.


O atleta entende que o vínculo se encerrou em 1º de dezembro do ano passado. A companhia sustenta que tinha a opção de renová-lo automaticamente até 2014 e que exerceu esse direito.


Na Holanda, a Nike venceu em primeira instância. O Tribunal Judicial de Amsterdã fixou uma multa de 300 mil euros por dia em caso de descumprimento. Nesta semana, Robinho entrou com a ação no Brasil, em Santos.


Robinho também reclama de que sua imagem foi utilizada indevidamente desde dezembro --o atleta fez parte da campanha de lançamento do novo uniforme da seleção brasileira, em fevereiro.


A Nike diz que cumpre a decisão do tribunal holandês, que legitima a renovação. Procurada novamente ontem pela reportagem, a empresa informou que só se pronunciará quando houver decisão da Justiça brasileira.

Palavras-chave: Nike; Robinho; Fatura; Pagamento; Justiça; Contrato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/robinho-denuncia-a-nike-por-calote

1 Comentários

Gustavo torcedor brasileiro inveterado18/03/2011 16:03 Responder

Onde estavam os advogados do Robinho quando aceitaram a prevalencia da redacao contratual em ingles? Pelo amor de Deus! A tempo: Ainda que o negocio juridico entre as partes possa relativisar a aplicacao do art.966 do CC, vender sua imagem nao e sua atividade fim, e sim jogar bola, motivo pelo qual esta resguardado pelo paragrafo unico do mesmo art, nao tendo que falar em \\\"fatura\\\".

Conheça os produtos da Jurid