Regras para renovar carteira de motorista mudam a partir de junho

Motoristas precisarão fazer curso e prova teórica para renovar a CNH. Resolução do Contran faz mudanças na formação de condutores e vale a partir de junho deste ano.

Fonte: G1

Comentários: (2)




Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de junho deste ano precisarão fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório.


A mudança na lei foi publicada na última semana por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que redefiniu a formação de condutores no país.


Até 5 de junho, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exige apenas o exame médico.


Curso de Aperfeiçoamento para Renovação da CNH


- Deve ser feito ao renovar a CNH (a cada 5 anos)


- Duração de 10 horas/aulas (máx. de 5 horas/dia)


- Pode ser presencial ou à distância


- Prova teórica com 30 questões de múltipla escolha


- Exigência de 100% de frequência e 70% de acertos no exame


- Ainda não há definição sobre o preço


Estão dispensados deste curso apenas os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros. Mas estes profissionais também passarão por outro curso específico, de maior duração, a cada 5 anos.


Em caso de reprovação no exame, o condutor poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Se houver uma segunda reprovação, ele deverá passar por todo curso novamente.


O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.


De acordo com o Denatran, as mudanças foram feitas a partir de estudos e depois de reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil.


No entanto, segundo Magnelson Souza, presidente do sindicato das autoescolas de São Paulo, o curso para renovação da CNH não foi discutido na câmara temática sobre as mudanças.


"Foi uma surpresa, mas entendemos a necessidade de fazer uma atualização dos condutores a cada 5 anos", afirmou Souza, que espera uma prorrogação no prazo para até o final do ano, para dar mais tempo de adequação aos centros de formação.

Palavras-chave: Regras Resolução Contran Renovação CNH Denatran Curso de Aperfeiçoamento Prova Teórica

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/regras-para-renovar-carteira-de-motorista-mudam-a-partir-de-junho

2 Comentários

Adriano José de Mendonça Arruda autonomo17/03/2018 8:15 Responder

Essa resolução é um absurdo! Vamos ver os gastos como vai ficar. Atualmente quem for renovar a CNH paga R$104,00 e ainda perde o dia inteiro de trabalho. A super lotacao das unidades do DETRAN não vejo como aplicar essas regras. Melhor seria aumentar a fiscalização nas ruas e melhorar 1000 vezes a sinalização e duplicar as rodovias

DANILO BONISSONI aposentado17/03/2018 10:17 Responder

MAIS UMA DECISÃO RIDÍCULA DOS ÓRGÃOS DE TRÂNSITO. NÃO HÁ A MENOR DÚVIDA QUE É RESULTADO DAS PRESSÕES DAS AUTOESCOLAS PARA MAIS GANHOS. UMA DECISÃO QUE VAI BENEFICIAR AS AUTOESCOLAS E PREJUDICAR , TALVEZ, CEM MILHÕES DE MOTORISTAS. É ALGO TÃO ESTÚPIDO QUE MERECE AÇÃO IMEDIATA DE DEPUTADOS E SENADORES PARA , POR LEI, CANCELAR ESTA EXIGÊNCIA CORPORATIVA.

Conheça os produtos da Jurid