Reforma universitária do governo prevê fim do vestibular e ciclo básico no ensino superior

BRASÍLIA - Em reportagem publicada na edição desta terça-feira, o jornal "O Globo" informa sobre a proposta do Ministério da Educação (MEC) para a reforma universitária.

Fonte: Globo Online

Comentários: (0)




BRASÍLIA - Em reportagem publicada na edição desta terça-feira, o jornal "O Globo" informa sobre a proposta do Ministério da Educação (MEC) para a reforma universitária. De acordo com a reportagem, a proposta prevê que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), teste realizado anualmente pelo governo, substitua o vestibular ou, pelo menos, conte pontos na seleção dos estudantes que ingressam nas universidades públicas e privadas. O Enem se tornaria obrigatório para os alunos do último ano do ensino médio no país. No pacote de reforma universitária, o MEC propõem também a concessão de um diploma após dois anos de ciclo básico nos cursos superiores.

Os resultados do Enem já contam pontos ou mesmo substituem o vestibular em 436 das 2.093 instituições de ensino superior, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na PUC do Rio de Janeiro, por exemplo, 50% das vagas são preenchidas sem vestibular, levando em conta apenas a nota do exame. A prova do Enem deste ano está marcada para o dia 29 e tem 1,9 milhão de inscritos, quase a totalidade de alunos que estão terminando o ensino médio.

Quanto ao ciclo básico de pelo menos dois anos, ele teria disciplinas gerais comuns a todos os cursos. Ao fim desse período, o aluno receberia um certificado de Estudos Universitários Gerais, sem valor de habilitação específica para exercício profissional. A reforma universitária prevê ainda a criação de cerca de 500 mil vagas nas universidades federais nos próximos quatro anos, em especial nos cursos noturnos.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reforma-universitaria-do-governo-preve-fim-do-vestibular-e-ciclo-basico-no-ensino-superior

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid