Rede Marisa é autuada por trabalho irregular

A informação é de reportagem de Claudia Rolli e Fátima Fernandes publicada na Folha desta quinta-feira.

Fonte: Idec.org

Comentários: (0)




A Marisa, uma das maiores redes de roupas do país, foi autuada em R$ 633,67 mil pelo Ministério do Trabalho (MTE) em São Paulo, após auditores fiscais do trabalho encontrarem funcionários estrangeiros em condições consideradas análogas à escravidão em oficina que presta serviço à rede. A informação é de reportagem de Claudia Rolli e Fátima Fernandes publicada na Folha desta quinta-feira.

Trabalho análogo ao de escravo é aquele em que a pessoa é submetida a condições degradantes, como jornada exaustiva (acima de 12 horas, como prevê a lei), servidão por dívida (tem a liberdade cerceada por dívida com o empregador) e corre riscos no ambiente de trabalho.

A Marisa tem até amanhã para apresentar defesa. A rede discorda da autuação e diz que não tem responsabilidade sobre as condições de trabalho em empresas subcontratadas por seus fornecedores diretos. A oficina fiscalizada é a quarta na etapa de terceirização do processo produtivo da Marisa.

No entender do Ministério do Trabalho, a empresa tem responsabilidade. Para responsabilizar a loja, os fiscais informam que se basearam em um conjunto de provas que mostra que a Marisa tem controle de todos os processos da cadeia produtiva e que ela utilizou empresas interpostas para não contratar diretamente os trabalhadores estrangeiros.

Palavras-chave: Trabalho irregular

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/rede-marisa-e-autuada-por-trabalho-irregular

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid