Reconhecimento fotográfico de suspeito é prova precária para condenar, diz TRF-1

3ª Turma da corte absolveu homem acusado de roubo qualificado sem outras provas e que só foi reconhecido pela vítima tardiamente.

Fonte: TRF1

Comentários: (0)




O fato de um suspeito ter sido reconhecido pela vítima por meio de fotografia é insuficiente para condená-lo, pois esse procedimento constitui prova precária e só deve ser adotado em casos excepcionais. Assim entendeu a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ao absolver um homem acusado de roubo qualificado.


De acordo com a denúncia, um gerente dos Correios no Piauí foi abordado no caminho para o trabalho por um homem armado, sendo obrigado a entregar R$ 27,8 mil da agência. A vítima foi colocada dentro de um carro e liberado mais tarde em uma rodovia estadual.


O acusado foi absolvido em primeiro grau, por falta de provas, mas o Ministério Público Federal no Piauí considerava suficiente o reconhecimento fotográfico, feito pelo gerente durante o andamento do processo. Já a Procuradoria Regional da República assinou parecer contrário.


Para a relatora do caso, juíza federal convocada Rosimayre Gonçalves de Carvalho, o reconhecimento tardio do acusado pelo gerente, em sede judicial — após ter hesitado na fase de inquérito —, “carece de credibilidade, especialmente se somado a tal vacilação o lapso temporal ocorrido entre a dúvida inicial e a certeza tardia”.


Rosimayre afirmou que o reconhecimento fotográfico é, em princípio, prova precária, “tendo em vista as dificuldades notórias de correspondência entre uma (fotografia) e outra (pessoa), devendo ser utilizado este procedimento somente em casos excepcionais, quando puder servir como elemento de confirmação das demais provas”.


A juíza afirmou que, além da fragilidade da prova apresentada, o MPF não apresentou nenhuma outra “apta e idônea”. A decisão foi unânime.

Palavras-chave: Reconhecimento Fotográfico Suspeito Prova Precária Condenação Casos Excepcionais Roubo Qualificado

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/reconhecimento-fotografico-de-suspeito-e-prova-precaria-para-condenar-diz-trf-1

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid