'Quem não teve uma namoradinha que teve que abortar?', indaga Cabral

Governador do Rio comparou legislação brasileira com a de outros países. Até 300 mil mulheres por ano tratam em hospitais abortos mal feitos, disse

Fonte: G1

Comentários: (15)




O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), disse nesta terça-feira (14), que a atual legislação sobre aborto no país é uma “vergonha” e afirmou que há "hipocrisia" sobre o tema. Ele defendeu a ampliação dos casos em que a interrupção da gravidez é permitida. Atualmente, apenas mulheres vítimas de estupro e que correm risco de morte podem obter autorização judicial para fazer um aborto.


O Brasil está dando certo, é aprofundar a democracia, vamos aprofundar a liberdade de imprensa, aprofundar a vida como ela é, discutir os temas que têm que ser discutidos. O aborto, por exemplo, foi muito mal abordado na campanha eleitoral. Será que está correto um milhão de mulheres todo ano fazerem o aborto, talvez mais, em que situação, de que maneira? Não vamos enfrentar, então está bom. Então o policial na esquina leva a graninha dele, o médico lá topa fazer o aborto, a gente engravida uma moça – eu não porque já fiz vasectomia e sou bem casado – mas engravidou... Quem é que aqui não teve uma namoradinha que teve que abortar?”, questionou o governador.


Cabral deu as declarações em entrevista coletiva após um seminário organizado pela revista "Exame", em São Paulo, sobre oportunidades de negócios no Rio de Janeiro para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.


"Vamos discutir com a classe médica e as mulheres. Mas tem que ser ampliado. Do jeito que está está errado, está falso, está mentiroso, hipócrita. É uma vergonha para o Brasil. Vamos pegar países onde a religião tem um peso significativo: Espanha, Portugal, Itália, França, Estados Unidos, Grã Bretanha. Será que esses países gostam menos da vida do que nós? Será que o povo inglês, francês, italiano, povo português, gosta menos da vida do que o povo brasileiro? Esse é o ponto", disse.


Cabral citou que, anualmente, entre 200 mil e 300 mil mulheres são atendidas em hospitais para reparar danos causados por abortos mal feitos. "Ninguém é a favor do aborto, você é a favor do direito da mulher a recorrer a um serviço público de saúde a interrupção de uma gravidez. Imagino que não tem nenhuma mulher no mundo a favor e nenhum homem. Mas uma coisa é uma mulher, por necessidade física, psicológica, orgânica, psiquiátrica, desejar interromper uma gravidez. Acho que o poder público tem que estar preparado para atender essa mulher. Isso é uma hipocrisia", opinou.


‘Fábrica de marginal’


Em 2007, em entrevista ao G1 , Cabral havia defendido o aborto como forma de combater a violência no Rio de Janeiro. "Tem tudo a ver com violência. Você pega o número de filhos por mãe na Lagoa Rodrigo de Freitas, Tijuca, Méier e Copacabana, é padrão sueco. Agora, pega na Rocinha. É padrão Zâmbia, Gabão. Isso é uma fábrica de produzir marginal", declarou.


Cabral usou como argumento teses do livro "Freakonomics", dos norte-americanos Steven Levitt e Stephen J. Dubner, que estabelece relação entre a legalização do aborto e a redução da violência nos EUA.

 

Palavras-chave: Aborto; Sérgio Cabral; Lei; Permissão; Indagação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quem-nao-teve-uma-namoradinha-que-teve-que-abortar-indaga-cabral

15 Comentários

josé giovannetti advogado15/12/2010 0:50 Responder

Então você era para ter mais uns três irmãos em Cabral?

Olympio Advogado15/12/2010 2:30 Responder

Apesar do comentário preconceituoso feito pelo Governador do Rio de Janeiro, eu concordo com ele há muita hipocrisia da sociedade ao tratar de temas polêmicos como o aborto, toda vez que o assunto é suscitado coloca-se quem defende a ausência de um aborto clandestino como um monstro, mas é preciso pensar que independente da legislação autorizar ou não os abortos continuam acontecendo, e em grande quantidade, e quando a mulher por qualquer seja o motivo vai realizá-lo ela vai a uma clínica clandestina que mais parece um açougue, ou então procura um ambulante ou uma farmácia para tomar algum medicamento e no final das contas ela acaba encontrando um jeito de realizá-lo e para corrigir a besteira que esta mulher fez ele procura o estado. E mesmo assim, muitos hipócritas que as vezes podem ter até enfrentado o mesmo problema por pessoas muito próximas, mas preferem se fechar para realidade, se encher de virtude e condenar a realização dos abortos defendo discursos que dizem e ignorar todos os abortos que ocorrem no Brasil. Ninguém é a favor de que uma pessoa realize o aborto, mas vamos acordar e enxergar essa situação de verdade, vamos acordar para realidade, vamos deixar de hipocrisia cidadãos do nosso Brasil.

Lucas Brizzola Auditor15/12/2010 11:44 Responder

As coisas não devem ser autorizadas porque as pessoas as fazem. O assassinato continua sendo praticado, por isso vamos legalizá-lo? Claro que não.

ANDRÉA CORREIA ESTUDANTE DE DIREITO 08/01/2011 19:51

EM POUQUÍSSIMAS PALAVRAS, O SENHOR DISSE TUDO!!!!!!!!

Leila advogada15/12/2010 13:25 Responder

É assustador que um assunto tão importante como o aborto seja tratado por um governador de Estado dessa forma: - leviana, superficial, preconceituosa e, até autoritária! É claro que o tema aborto deve ser amplamente discutido pela sociedade uma vez que, ninguém pode fugir às estatísticas: o aborto é uma realidade em nosso país, infelizmente. Na minha opinião, mais por uma questão de deficiencia e, em alguns casos, total ausencia de políticas públicas direcionadas à questão. Precisamos sim debater a questão com seriedade e consiencia, desprovidos de qualquer preconceito, emoções e ideologias prontas! Não é pq existe em outros países que deverá existir aqui, como bem frizou o colega, não é pq existe que deve ser regularizado a exemplo do assassinato e incluo as, drogas. Sou favorável ao enfrentamento da questão, de uma forma ampla e desprovida de idealismos.

Alexandre Valença advogado15/12/2010 15:12 Responder

Vejamos o lado bom; Ouvir isso é melhor do que ser surdo, sem dúvida.

seu nome advogado15/12/2010 15:21 Responder

Concordo plenamente com a opinião expendida de que Cabral se livrou de pelo menos 03 irmãos. Sua teoria leva a essa conclusão.

FERNANDO A.B. WEISS advogado15/12/2010 16:02 Responder

Ele, o Cabral, deve ter tido algumas namoradinhas abortivas. Falou a experiência própria. Se ele não soube respeitar as suas namoradinhas, não pode, agora, generalizar. Que vergonha para um governador dizer tamanha barbaridade! Chega a ser, inclusive, nojento!

HADIB ITAPÁ Analista de Sistema15/12/2010 16:50 Responder

Infelizmente é esse tipo de representante que o Carioca elege. Termina mostrando como o Sr. Cabral trata os assuntos polêmicos e importantes, de forma leviana e irresponsável. Antecipar problema é que deveria ser a função do poder público, através de políticas preventivas e educativas. Abortar não deve ser rotina, mas uma exceção a uma gravidez forçada e indesejada.

Preta Socióloga15/12/2010 17:49 Responder

Escrevo com o estômago embrulhado. Ao contrário do que o representante eleito pelo povo carioca categoricamente afirma, a grande maioria das pessoas não teve uma \\\"namoradinha\\\" que precisou abortar. Afinal, nem todos nascem em lares desestruturados ou são filhos de chocadeira sem a menor condição de ensinar bons modos aos seus filhos que, muitas vezes, e infelizmente, chegam ao alto escalão do governo. Finalizo, ainda com o estômago embrulhado e repensando algum juízo de valor formado bem recentemente.

Marilena jornalista e advogada15/12/2010 20:07 Responder

Tá bom. Legaliza o aborto e corta as pernas das mulheres todas, pra elas não terem nem mais trabalho de afastá-las na hora H. É assim?!?!?!? Libera geral e depois sai matando?!?!?!? O que essas infelizes dessas mulheres precisam é se dar a respeito e fecharem as perninhas antes de criar o \\\"probleminha\\\" a ser abortado.

Marcus Vinicius Oliveira Ribeiro Advogado15/12/2010 21:30 Responder

olha, é melhor ouvir realmente do que ser surdo, mas há momentos em que eu prefiri, como ao ler essa matéria. governador, como pode ser tão ignorânte e fazer comentário tão NOJENTO e leviano, fala como se fosse normal um FILHINHO DE PAPAI da área nobre da cidade engravidar uma namoradinha de classe média e pagar um aborto ilegal a ela, o que acontece muito nao é? foi seu caso Governador?

JOAO NOVAIS SERVIDOR PÚBLICO 16/12/2010 1:16

Olha doutor e demais comentadores, poucas vezes me deparei com uma colocação tão inoportuna, desastrosa e infeliz, como esta do governador, e olha que leio bastante. Esperava coisas melhor desse político, no mínimo mais sensatez, e, respeito ao se dirigir ao povo. Isto é por ter sido reeleito em. Mais me sinto mais aliviado, pois ele embrulho sua avó, mãe, mulher com a qual dizem serem bem casados, filhas, sobrinhas e demais parentes tudo no mesmo pacote, são todas promíscuas, como ele diz ser. Ainda por pior, se entregou como criminoso; provocar aborto, Que o MP, requeira seu indiciamento à autoridade policial para que seja indiciado, em inquérito policial, no artigo 126 do CP, é réu confesso. Ah!! mais ele tem imunidade. Olha, Não sou legalista mais fiquei pasmo. E lambança demais. Obr

Cláudio Machado Pinheiro advogado16/12/2010 12:31 Responder

Não vou comentar as declarações do senhor governador. Vou emitir a minha opinião sobre o tema \\\"aborto\\\". À luz dos ensinamentos da palavra de Deus, a Bíblia, o direito de suprimir a vida pertence ao Supremo Criador. O aborto é uma forma terrível de interromper o cíclo normal de uma vida. Imagine, então, se a senhora mãe do governador resolvesse abortá-lo, por certo, hoje, esse senhor não estaria dizendo tanta asneiras.

Andrea Decoradora17/12/2010 17:26 Responder

N]ao estou de acordo com o abroto isso vai virar uma bagunça, mas defendo a vasectomia ou ligadura de trompas isso sim...

Arnaldo Ribeiro Pregador da Verdade Imutável03/01/2011 19:29 Responder

REPATRIANDO PARA JERUSALÉM O POVO DE ISRAEL QUE PERMANECIA EXILADO NA BABILÔNIA, CULTUANDO DEUSES FAJUTOS E PADECENDO SOB O JUGO DE PECADOS INCONSCIENTES: Até o dia 30.09.1985, poucos entendiam o significado disto: (AP.17.5) ? BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA: (IS.16.14) ? AGORA, PORÉM, O SENHOR FALA E DIZ: (LE.1.12) ? EU, O PREGADOR, VENHO SENDO REI DE ISRAEL EM JERUSALÉM; (JÓ.34.30) ? PARA QUE O IMPIO NÃO REINE E NÃO HAJA QUEM ILUDA O POVO: (JR.29.20) ? OUVI, POIS. A MINHA PALAVRA, TODOS VÓS, OS QUE ENVIEI DE JERUSALÉM PARA O EXILIO DA BABILÔNIA; (1PE.4.17) ? PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUÍZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA: (LV.17.12) PORTANTO, TENHO DITO AOS FILHOS DE ISRAEL: Agora todo mundo entenderá que os donos da mídia, os gentios, e todos os desalmados que escondem da nossa gente a herança que a Ação do Amor tem legado aos futuros Cristãos, através da Bibliogênese de Israel; JÁ PASSARAM A SER PECADORES CONSCIENTES, pois sabem que perpetuam a ignorância dos descrentes que continuarão na Babilônia praticando o mal da mentira, da idolatria, da imoralidade, da prostituição, dos casamentos ilícitos, do aborto, da corrupção, da injustiça, da violência, das guerras, e de muitos outros pecados abomináveis; que têm infernizado a vida terrena: Todavia, graças à Esta Providência Divina, é assim também que já iniciamos o repatriamento dos Seres Vivos para Jerusalém - a terra prometida -, segundo a soberana vontade De Deus: (MT.810) ? OUVINDO ISTO ADMIROU-SE JESUS E DISSE AOS QUE O SEGUIAM: (LC.8.45) - ALGUÉM ME TOCOU, PORQUE SENTI QUE DE MIM SAIU PODER: (JB.15.22) - SE EU NÃO VIERA, NEM LHES HOUVERA FALADO, PECADO NÃO TERIAM, MAS AGORA NÃO TEM DESCULPA DO SEU PECADO; (1TS.4.3) ? POIS ESTA É A VONTADE DE DEUS: (JB.15.25) ? ISTO, PORÉM, É PARA EU QUE CUMPRA A PALAVRA ESCRITA NA SUA LEI: (AP.18.10)? AI! AI! TU, GRANDE CIDADE, BABILÔNIA, TU PODEROSA CIDADE!, POIS, EM UMA HORA, CHEGOU O TEU JUIZO; (2CO.10.7) ? OBSERVAI O QUE ESTÁ EVIDENTE, no âmago dessa parábola: (JR.50.46) ? AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA, ESTREMECEU A TERRA; E O GRITO SE OUVIU ENTRE AS NAÇÕES: (São 72 letras e 4 sinais que gritam entre os Seres que já estão despertos): DEUS TESTOU A GENTE NA VIDA ETERNA DE SÁBIO, E EU TESTO O CORAÇÃO SEM AMOR: ARNALDO RIBEIRO

Arnaldo Ribeiro FORMADOR DA CONSCIÊNCIA CRISTÃ03/01/2011 19:32 Responder

JESUS CRISTO LIVRA A FAMILIA TERRENA DO MAL DO ABORTO COM O PODER DA FÉ: (ES.57.2) - (LE.6.1) ? Há um mal que vi debaixo do sol, e que pesa sobre os homens: (DT.13.11) ? E todo o Israel ouvirá e temerá, e não se tornará a praticar maldade como esta no meio de ti; (JR.15.5) ? pois quem compadeceria de ti, ó Jerusalém? (LE.5.18) ? Eis o que eu vi: (EC.25.26) ? Toda a malicia é leve em comparação da malicia da mulher, sobre ela caia a sorte dos pecadores: (ÊX.32.31) - Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro: (SL.57.2) ? Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa: (LM.2.20) ? Vê, Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor, o sacerdote e o profeta? (JÓ.10.18) porque, pois, me tiraste da madre? Ah! Se eu morresse antes que olhos nenhuns me vissem; (JÓ.81.16) ? ou, como um aborto oculto, eu não existi ria, como crianças que nunca viram a luz:(JÓ.5.4)?Os seus filhos estão longe do socorro, são espezinhados as portas e não há quem os livre: (LE.8.11) ? Visto como não se executa logo a sentença sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto a praticar o mal: (HC.2.2) ? O Senhor me respondeu e disse: (IS.7.7.) ? Isto não subsistirá nem tampouco acontecerá: (ÊX.23.26) ? Na tua terra não haverá mulher que aborte, completarei o numero dos teus dias; (1CO.15.45) ? pois assim está escrito:(AR.916.64) (Na pagina 156 da Bibliogênese: São 973 letras e 56 sinais que revelam isto): Eu sou o Espírito do Senhor Deus, do vosso Pai Eterno, que testei as almas dos filhos de Adão e Eva na minha Lei, e que hoje diz a verdade aos Homens e as Mulheres, na ação de um Santo Profeta que crê, ama, luta e tem falado por mim: Escutai, entendei, amai e lutai; pois haverá bom futuro no Homem que se faz filho do amor, e que se levanta como esse Ser Espiritual iluminado, como o Cristo: Agora existe outro Cristo com o poder do seu Deus, e não haverá mais a malicia do diabo, nem o abominável mal do aborto; porque aqui o Filho do Homem decreta e promulga esta sentença na Santa Lei de Deus: Quem praticar o aborto na obra da criação, cometerá uma loucura e um pecado imperdoável, pois o aborto provocado será considerado como crime de morte na terra do futuro povo Cristão: Então, tanto os homens como as mulheres já passaram a ser pecadores conscientes à luz do saber de Israel, e também não poderão escapar da mão do Senhor, como execu-tores desse crime: Testemunhai que Cristo veio ensinar aos Cristãos como executar as nossas leis e estatutos, e a espiritualizar as almas das crianças, ao ler à si: O Senhor Deus provou aos Homens e às Mulheres que eu existo como o Cristo? E seguireis o nosso Espírito que não mor-rerá? (IL.973.56)

Conheça os produtos da Jurid