Quando o poder é maquiavélico

Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva, Socióloga, Jornalista (DRT/RS 13.573), acadêmica de Direito. E-mail: sandrasilva33@yahoo.com.br

Fonte: Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva

Comentários: (0)




Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva ( * )

O poder não corrompe. O poder revela a criatura.

O poder se revela pela ocupação de uma posição de mando conquistada pela ascensão profissional ou por via de processos eleitorais. O poder pode ser exercido por qualquer criatura, em qualquer tempo e idade. Seu simples exercício não causa problemas. O que gera conflito é como esse poder é estabelecido em relação aos outros.

Quando a criatura humana se vê protegida pela posição de poder lança mão do chicote que estava oculto e passa a lancinar todos que considera inferiores. É uma espécie de vírus latente que encontra um viés de luz e por ele escapa para se manifestar de forma virulenta.

Desde que se começa a compreender o mundo em que se está assentado percebe-se a existência do poder. É crença geral de que o poder é o domínio do mais forte sobre o mais fraco comandando vontades. Errado! Porque errada a educação nesse sentido. O poder deveria ser transformador, como uma flecha capaz de cruzar o espaço alterando o mau para o bom, o mal para o bem.

A violência em qualquer de suas formas é o mau exercício do poder humano. As guerras, os genocídios, o desprezo pelo povo, o orgulho incomensurável, o desrespeito com as instituições e as virtudes escondem espíritos devassos, maquiados de benfeitores na maioria das vezes, como camaleões à espreita da vítima indefesa.

O medo da perda do poder conduz a criatura humana a atos terríveis, diabólicos até, para se conservar nessa posição. Vemos isso a todo o momento nestes conturbados tempos de relacionamentos fúteis e deslealdades profundas.

A humanidade poderia estar em outro patamar se refletisse mais sobre a transitoriedade da vida e sepultasse a falsa idéia de que os meios justificam os fins.

O poder é um ato extremo de egoísmo quando usado para satisfazer as neuras humanas escondidas no modelo social falso e hipócrita da sociedade moderna. Atrás de um abraço ou de palavras coerentes muitas vezes há um hálito de veneno e o fio de um punhal invisível.

Poucos são os poderosos que estendem amorosidade quando ocupam espaços privilegiados. A maioria não passa de uma turba consumista que grassa os piores caminhos para subir ao cume da sua própria montanha.


Notas:

* Sandra Mara Devincenzi da Silveira da Silva, Socióloga, Jornalista (DRT/RS 13.573), acadêmica de Direito. E-mail: sandrasilva33@yahoo.com.br [ Voltar ]

Palavras-chave: poder

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/quando-o-poder-e-maquiavelico

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid