PSOL entra com representação no Conselho de Ética contra o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha

MP da Suíça diz que presidente da Câmara tem contas no exterior; ele nega. Investigação pode causar desde advertência até cassação de mandato

Fonte: G1

Comentários: (0)




O PSOL entrou nesta terça-feira (13) com uma representação no Conselho de Ética da Câmara contra o presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por suposta quebra de decoro parlamentar. Além dos cinco deputados do PSOL, o pedido recebeu o apoio de outros 40 deputados de cinco partidos, entre eles PT, Rede, PPS, PROS, PMDB e PSB.


A representação está embasada no documento enviado na semana passada ao PSOL pela Procuradoria Geral da República (PGR), após um pedido formal do partido, confirmando que Cunha mantém contas bancárias secretas na Suíça. Com base nas respostas do procurador-geral, Rodrigo Janot, o PSOL entende que Cunha mentiu em depoimento à CPI da Petrobras, em março, quando negou que tivesse contas no exterior.


A representação do PSOL levará à abertura de investigação para apurar supostas irregularidades cometidas por Cunha. Entre as punições previstas há desde advertência até cassação do mandato.


Na declaração enviada à Justiça Eleitoral em 2014, Cunha também não informou ter contas no exterior, apenas uma no Banco Itaú. Cunha tem se negado a comentar o assunto, mas, em nota, reiterou o teor do depoimento prestado à CPI.


Ele é investigado na Operação Lava Jato e, em agosto, foi denunciado pela Procuradoria no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de que teria se beneficiado do esquema de corrupção que atuava na Petrobras.


Confirmação


No documento enviado ao PSOL, a Procuradoria não deu detalhes sobre as investigações, mas respondeu afirmativamente à pergunta sobre a existência de contas de Cunha e familiares na Suíça e sobre se estas contas tinham sido bloqueadas.


Em relação às conclusões das investigações conduzidas pelas autoridades suíças, a Procuradoria respondeu que dizem respeito a crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.


Questionado sobre a representação na semana passada, Cunha disse que fará a sua defesa "na hora que tiver que responder", acrescentando não estar preocupado. Ele tem se negado a confirmar se tem ou não contas bancárias na Suíça.

Palavras-chave: PSOL Eduardo Cunha Conselho de Ética Investigação CPI Operação Lava Jato

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/psol-entra-com-representacao-no-conselho-de-etica-contra-o-presidente-da-camara-eduardo-cunha

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid