Proposta extingue o pagamento de honorários de sucumbência para advogados públicos

A proposta revoga dispositivo do Código de Processo Civil com tal previsão. Honorários de sucumbência são os honorários advocatícios pagos pela parte vencida do processo ao advogado da parte vencedora.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)



Reprodução: pixabay.com

O Projeto de Lei 6381/19 extingue o pagamento de honorários de sucumbência a advogados públicos. A proposta revoga dispositivo do Código de Processo Civil com tal previsão. Honorários de sucumbência são os honorários advocatícios pagos pela parte vencida do processo ao advogado da parte vencedora.


O autor da proposta, deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), alega que a norma contraria a Constituição. Segundo Van Hattem, os advogados públicos são servidores públicos e não poderiam usufruir de direitos garantidos à advocacia privada.


“Não se pode permitir esse absurdo concedido a uma categoria de servidores apenas porque se aproveitaram da situação de serem advogados (que, aliás, têm como clientes a própria cidadania, que já paga por seus vencimentos) com o propósito de distribuir vantagens inconstitucionais”, diz o parlamentar.


Tramitação


O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Palavras-chave: PL 6381/19 Extinção Pagamento Honorários de Sucumbência Advogados Públicos CF CPC/2015

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proposta-extingue-o-pagamento-de-honorarios-de-sucumbencia-a-advogados-publicos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid