Propaganda enganosa: Red Bull pagará US$ 13 mi a clientes 'que não ganharam asas'
Empresa desistiu de lutar contra uma ação nos EUA que a acusava de fazer propaganda enganosa
O famoso slogan "Red Bull te dá asas" nunca custou tão caro à empresa.
Ele foi usado por mais de duas décadas nas campanhas da marca de bebidas energéticas. Mas agora custará 13 milhões de dólares.
A empresa topou pagar a quantia para encerrar uma ação coletiva nos EUA que a acusava de propaganda enganosa. Afinal, ninguém "ganhou asas".
Em uma nota oficial, a Red Bull disse que aceitou pagar o dinheiro para evitar os custos do litígio. Os 13 milhões serão distribuídos entre milhões de consumidores.
Com o acordo, os clientes que compraram a bebida nos últimos dez anos poderão escolher entre ser reembolsados em dez dólares ou receber um voucher de 15 dólares para gastarem com produtos Red Bull.
A ação
O criador da ação - à qual se juntaram outros clientes posteriormente - é o americano Benjamin Careathers. Ela foi criada em 16 de janeiro de 2013, em uma corte distrital de Nova York.
Ele alegou consumir a bebida desde 2002, sem perceber resultados em seu desempenho. Disse que a empresa enganou os consumidores ao falar "Red Bull te dá asas" e ao dizer que a bebida aumenta a velocidade e capacidade de reação e concentração.
A marca deixou claro que "desistir" de lutar contra a ação não significa que concorda que praticou propaganda enganosa, sim que quer evitar mais custos.
LAURO DE FARIA MATOS JUNIOR Delegado Geral de Polícia09/10/2014 23:10
QUE PALHAÇADA ESTA AÇÃO ... COISA DE AMERICANO MESMO. O QUE ELES ENTENDEM POR "DAR ASAS" ? SE CONHEÇO BEM OS JÓVENS, QUERIAM UM "ALUCINÓGENO" E NÃO ENCONTRARAM, POIS O PRODUTO É UM MERO ADITIVO COMO O GUARANÁ EM PÓ. FOSSE NO BRASIL, A AÇÃO JÁ ESTARIA ARQUIVADA HÁ MUITO TEMPO. LAURO MATOS.
Leopoldo Luz advogado10/10/2014 10:28
Pelo jeito, os autores da ação ganharam asas. "Asas à imaginação" de como faturar fácil uns cobres.
Dr. Aloísio José de Oliveira Advogado10/10/2014 12:09
"Mais vale acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão" diz o jargão popular. Temos é que tirar uma lição da ocorrência. A nosso ver, o que se visou na realidade com a ação é a restrição à propaganda subliminar, que vem a ser indução ao consumo. Respeitamos os comentários do Dr. Lauro e do Dr. Leopoldo, todavia é um mal necessário para evitar excessos. A invasão de uma propaganda enganosa deve ser coibida, consultem para ver. Estamos longe ainda de ver o oitavo lance do jogo de xadrez. Primeiro mundo é diferente.