Promulgada emenda sobre servidores do ex-território de Rondônia

O Congresso Nacional promulgou hoje a Emenda Constitucional 60, que transfere para o quadro da União os servidores civis e militares do ex-território federal de Rondônia.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (0)




O Congresso Nacional promulgou hoje a Emenda Constitucional 60, que transfere para o quadro da União os servidores civis e militares do ex-território federal de Rondônia. A proposta foi aprovada pela Câmara em outubro e pelo Senado na semana passada.

O texto permite a incorporação dos policiais militares e dos servidores municipais do ex-território que exerciam regularmente os seus cargos em 1981, quando Rondônia foi transformada em estado. Também poderão ser incorporados à União os servidores admitidos regularmente por Rondônia no período entre a criação do estado e a posse do seu primeiro governador eleito, em 15 de março de 1987.

De acordo com a emenda, os servidores públicos e policiais militares que vierem a ser incorporados à União seguirão prestando serviços ao estado de Rondônia.

A emenda proíbe o pagamento de ressarcimentos ou indenizações referentes a períodos anteriores à data de sua publicação.

Segundo a senadora Fátima Cleide (PT-RO), autora da PEC, os servidores convocados pelo governo militar para "construir" o estado de Rondônia foram discriminados em relação a Roraima e ao Amapá, que foram incorporados pela União há mais tempo. "A emenda traz justiça e isonomia aos estados que foram territórios", afirmou.

O texto promulgado é o do substitutivo aprovado pela Câmara à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 483/05, apresentada por Fátima Cleide. O autor do substitutivo é o deputado Eduardo Valverde (PT-RO).

Palavras-chave: emenda

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/promulgada-emenda-sobre-servidores-exterritorio-rondonia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid