Projeto altera Lei Maria da Penha para acelerar combate a agressor

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6340/09, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), que modifica a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) para acelerar a adoção de medidas urgentes em casos de violência contra a mulher.

Fonte: Agência Câmara

Comentários: (1)




Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6340/09, do deputado Capitão Assumção (PSB-ES), que modifica a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) para acelerar a adoção de medidas urgentes em casos de violência contra a mulher.

O projeto reduz de 48 para 24 horas o prazo dado à autoridade policial para enviar ao juiz o pedido da mulher ofendida, com vistas à concessão de medidas protetivas de urgência. Segundo a proposta, o juiz também terá 24 horas (e não mais 48) para adotar as providências cabíveis.

O deputado afirma que alguns agressores, mesmo após denunciados, voltam em pouco tempo a cometer atos de violência, inclusive com mais raiva, e chegam a atentar contra a vida da vítima.

"Os prazos, muitas vezes, podem decidir a vida de alguém, pois a vítima fica à espera das medidas de urgência do juiz", argumenta o autor do projeto.

Justiça lenta

Segundo o deputado, a redução dos prazos das medidas judiciais visa a resguardar vidas e obter, com menos tempo, medidas necessárias contra o autor das agressões. "Assim, ele não terá tempo de voltar com o intuito de se vingar", prevê.

Capitão Assumção cita como exemplo o caso de uma jovem recepcionista de academia, em São Paulo, assassinada pelo ex-namorado em janeiro de 2009. A jovem havia registrado quatro boletins de ocorrência e dois termos circunstanciados contra o acusado, mas isso não foi suficiente para barrar o agressor.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta
PL-6340/2009

Palavras-chave: Maria da Penha

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/projeto-altera-lei-maria-da-penha-para-acelerar-combate-a-agressor

1 Comentários

rubens delegado de policia'24/01/2010 0:10 Responder

Lamento mais um reforço na lei Maria da Penha. Primeiro o Sr.Legislador deveria ao editar uma nova lei, explicitar na mesma, qual estrutura será acrescida para que os Delegados de Policia possam dar sustentação e cumprimento a esta. Editam-se constantemente novas leis, mas em nenhuma se diz de onde vai tirar estrutura para dar cumprimento as mesmas. Por ex. Lei Maria da Penha, deveriamos ter mais local para custodiar os presos, mais delegados , escrivaes e policiais. Porém não é só isso, tudo o que acontece com a problematica Lei Maria da Penha, é questão social, educacional, religiosa, etc e menos policial, exceto os casos de agressão.

Conheça os produtos da Jurid