Proibição de bingos nas Igrejas. Lamentável atitude governamental.

Dixon Tôrres, Advogado e professor universitário. Pós Graduado pela AMATRA 12º(Associação dos Magistrados do Trabalho).

Fonte: Dixon Torres

Comentários: (9)




Dixon Tôrres ( * )

Nosso governo não só combate os bingos, como também enaltece a corrupção. Esse paradoxo é deplorável, pois os bingos utilizados pelas Igrejas nada tem a ver com o as casas especializadas, primeiramente a finalidade de um não se coaduna com a do outro. Neste supedâneo podemos destacar que os bingos instituídos pelas igrejas tem o condão de ajudar a manter as paróquias, alem é claro de manter suas obras sociais quando assim o tiver. Importante destacar, que sua funcionalidade não é freqüente, mas sim esporádica, caracterizando-se como uma via secundária de obtenção de lucro, visto que a ajuda estatal de recursos financeiros não suportaria os gastos mensais com obras. As grandes redes de bingos, como qualquer outra empresa, visa somente lucro, pois é um negócio empresarial. Indubitavelmente sua proibição esta ligado a diversos fatores, como lavagem de dinheiro e a fomentação de outros negócios marginalizados e ilícitos. Desta forma, o foco que trazemos em tela se reflete na caridade. Ademais, os bingos beneficentes têm a finalidade de fomentar seus projetos sociais como anteriormente fora dito.

Os bingos desta natureza servem como uma forma de preencher uma lacuna existente pela falta de eficiência da mão estatal "recursos". Pois, os outras formas de ajuda vem através dos voluntários do dizimo e convenio com empresas.

Assim, mesmo sendo maculado o direito de fazerem bingos para angariar fundos, conseguem promover festas que funcionam como substituição, já que o bingo é crime mesmo promovido por Paróquias ou instituições sem fins lucrativos. Creio que o principio do bom senso seria bem vindo neste diapasão. Mas como o Estado é o tutelador das loterias e estas podem ser continuamente apostadas. Resta nos a pergunta: Qual a diferença crucial e a base desta contradição, já que o exemplo segundo os psicólogos devem ser seguido de cima sem exceções e de forma disciplinar?.

Resta-nos novamente lamuriar, mais esta heresia Estatal onde não se mede as conseqüências dos atos. Será que nossos governantes não observam que desta forma os brasileiros mais afortunados gastarão seus dinheiros nos países vizinhos, pois sabemos que o jeitinho brasileiro é infalível.

Pensemos e tiremos nossas conclusões sobre esse assunto e não sejamos tratados como inimputáveis pelo governo. Também nessa seara, o governo poderia ao menos criar uma exceção para as igreja e sociedades sem fins lucrativos para autorizar o bingo com a devida fiscalização se necessário, visto que o exemplo vem de cima "loterias".



Notas:

* Dixon Tôrres, Advogado e professor universitário. Pós Graduado pela AMATRA 12º(Associação dos Magistrados do Trabalho). [ Voltar ]

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/proibicao-bingos-nas-igrejas-lamentavel-atitude-governamental

9 Comentários

jose de lima, Prof.Dr professor aposentado25/06/2009 6:56 Responder

Concordo com proibiçao do bingo em igreja, quanto ao dízimo uma regularidade imposta pelo homem ocidental, os dízimos deveriam ser doados à igreja, por cada congregado, em alimentos e remedios para o corpo de irmandade bem como para qualquer outra pessoa, mas o contribuinte nao deveria entregar o dizimo em dinheiro entregar em mantimentos e remedios, daí gostaria de ver todos os sistemas de crenças religiosos cresçerem, poís, a igreja de hoje tem um só cunho o comercial e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito, ahhhh gostaria tambem de ver igrejas somente de homens ou somente de mulheres e eu gostaria de ver se todos vao lá para a busca da sua vida mistica. por fim, o homem busca a igreja devido a sua preocupaçao com a morte e assim tambem corre a ciencia na busca deste elixir de vida.

Diego Advogado25/06/2009 9:27 Responder

Só gostaria de deixar um recado ao comentárista anterior... Meu amigo, procure não generalizar e buscar mais informações sobre os temas que deseja comentar para não cometer "gafes", tão pouco injustiças. Tenho certeza que você em sua casa não paga sua conta de água com alguns quilos de feijão, ou sua conta de energia com outros de arroz (pense, reflita)...

Essio de Moraes advogado/aposentado25/06/2009 9:42 Responder

O Governo, todos eles, não só este que ai esta, deveria se preocupar com coisas mais importantes, principalmente, sobre a corrupção desenfreada que corre em todos os escalões, municipais, estaduais e federais, basta ver o escandalo atual do SENADO da REPUBLICA, onde deveríamos ter homens sérios e condizentes com o cargo que ocupam!

Luiz Roberto Bacharel em direito25/06/2009 9:48 Responder

Faço minhas, as palavras do Dr. Diego. Porém, complementando que, o homem não busca na igreja a "cura" para a morte. Pois, esta é irremediável. Como Cristão (católico), entendo que seja qual for a religião praticada pelo homem de boa vontade, procura ele, DEUS. E, tendo a possibilidade de encontrá-lo, terá também, a possibilidade de ter paz, conhecimento e principalmente esperança, para que o mundo seja cada vez melhor para nós, e para nossas futuras gerações.

Gilson Lopes servidor público - Pós-graduado em Direito25/06/2009 11:55 Responder

Não creio ser uma madida acertada a proibição da realização de bingos pelas igrejas. O artigo em comento merece aplausos, pois ao generalizar esta proibição acaba por inclui as instituições eclesiásticas ao rol de instituições criminosas, que sonegam impostos etc. Pois bem, o bingo nas igrejas tem unica e exclusivamente o condão de angariar fundos para obras necessárias, e.g., edificação, manutenção etc. O dízimo, como comentado por algum colega, é obrigação do cristão, e pode ser devolvido a Deus, pois a ele pertence todas as coisas que possuimos, na forma de remédior e alimentos, mas preferencialmente em dinheiros, pois o seu pricinpal objetivos é arcar com as despesas das paróquias e/ou templos evangélicos. Quando a alimentos e remédios, estes podem permanecer no campa das doações, que não são obrigatórias, mas atendem a uma funções social perante à comunidade carente. Voltando ao tema da proibição do bingos nas igrejas, entendo descabida, a não ser que o Estado passasse a investir na obras de edificação das mesmas. Ressalta-se que o papel da igrejas contribui muito para que se tenha uma sociedade mais justa e fraterna, tendo em vista as também fazem parte da formações de bons "cidadãos" cristãos. Seria então uma forma de o Estado dar a oportunidade de as igrejas melhorarem o seu espaço físico com a liberação do bingos filantrópicos, que não maculam princípios legais alguns.

Neves Rayol professora27/06/2009 20:18 Responder

Concordo com a decisão, afinal, a casa de Deus não é mercado livre, para ofertas e jogos de azar, entretanto, muitas paróquias carentes, sérias, veem, nesse jogo, durante os festejos do seu padroeiro, um meio de harmonizar a união dos fiéis e ao mesmo tempo obter lucro e estender a dimensão da fé, ofertando brindes religiosos e sem prejuízo para o fiel.

Eliane administradora12/01/2012 16:20 Responder

Concordo com a proibição dos bingos, principalmente pq quando eu tinha uma loja, era aquela encheção de saco, com a doação de brindes: um prejuizo só...

Joao Batista advogado03/01/2013 19:30 Responder

Eliane, você é careta e muito pequena, pois \\\"encheção de saco\\\" é muito exagero de sua parte. Quem pode e tem bom caração ajuda e, quando a pessoa é como você, basta dizer que \\\"não estou em condições\\\". Seja educada e partilhe o que você tem. Não se esqueça de que quem planta tomate, colherá tomate. Boa sorte e seja mais gentil.

Gilvan Freire Leite vendedor25/05/2014 21:59 Responder

Tenho certeza de que o povo deveria aprender exercer sua verdadeira função de cidadão responsável. Uma ideia que pode mudar muita coisa é a de cobrar e cobrar. Cobrar de manha até a noite. Cobrar com toda a força e razão daqueles que recebem todos e tantos impostos. Se for preciso gritar, espernear etc... mas fazer valer nossos direitos pela persistência em cobrar. Quanto as igrejas, ela deveria ensinar o povo a buscar justiça com o dinheiro público. Construção em igrejas se faz com dinheiro da igreja através das ofertas.

Conheça os produtos da Jurid