Prestes a assumir STF, Toffoli pretende pautar julgamento da prisão após 2ª instância a partir de março

Ministro vai assumir o Supremo no dia 13 deste mês.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Prestes a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli tem dito que pretende pautar o julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância somente a partir de março.


Isso porque o ministro tem afirmado que quer esperar pelo menos um ano para colocar o tema novamente em discussão – em abril deste ano, o STF analisou um habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Lula contra a prisão dele após condenação em segunda instância.


Toffoli tem passado as últimas semanas organizando a equipe que o acompanhará no comando da Corte. A posse está marcada para 13 de setembro.


Ele escalou "um time de craques", na definição de um interlocutor, para auxiliá-lo nos próximos dois anos no STF e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


Toffoli já esboça as linhas do discurso que fará na posse. Quer sinalizar para a harmonia entre os poderes, a ideia do resgate do país.


Apontado por colegas como um ministro de perfil habilidoso, tem interlocução com os três poderes e pretende ampliá-la. Além disso, também sinaliza para as Forças Armadas: procurou recentemente o comandante do Exército, Villas Bôas, para pedir uma indicação de um nome para a assessoria pessoal do ministro. Villas Bôas atendeu ao pedido e apontou um nome de sua confiança para trabalhar ao lado do novo presidente da Corte.


Esta não é a primeira vez que o ministro convida um militar para trabalhar com ele. Quando estava na Advocacia-Geral da União, escalou um nome das Forças para ser secretário do órgão.


Mas não é só para fora que Toffoli articula. Ministros ouvidos pelo blog brincam que, até o fim de sua gestão, ele quer ajudar a pacificar a relação entre os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. "Ele colocou Mendes e Nelson Jobim, que não se falavam, para conversar. Quem sabe não veremos outro caso?", disse um ministro do STF.


Prisão após 2ª instância


Para o gabinete que herdará de Carmen Lúcia, o ministro pretende levar toda a estrutura que já o atende, "da faxineira ao garçom".


E sabe que não é só a sala que ele herdará da ministra. Sob a nova mesa, temas importantes e polêmicos o aguardam. É o caso da revisão da prisão após condenação em segunda instância.


Segundo o blog apurou, sempre que perguntado sobre isso, Toffoli descarta a possibilidade de pautar o tema neste ano. Repete que pretende esperar o caso do habeas corpus do ex-presidente Lula completar um ano para "mexer" neste assunto novamente.


O caso do HC preventivo de Lula - que o STF rejeitou - foi julgado em abril de 2018. Após a decisão, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região autorizou a prisão do ex-presidente, condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro.


A revisão da discussão sobre a segunda instância é defendida no STF por ministros, como Marco Aurélio Mello, e pelos advogados que defendem investigados da Lava Jato.

Palavras-chave: STF Prisão Segunda Instância Operação Lava Jato Habeas Corpus Preventivo Lula

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/prestes-a-assumir-stf-toffoli-pretende-pautar-julgamento-da-prisao-apos-2a-instancia-a-partir-de-marco

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid