Prédios públicos não cumprem lei que obriga acessibilidade

Um decreto federal que determina que prédios públicos sejam acessíveis a pessoas com deficiência a partir de junho de 2007 vem sendo descumprido por municípios, Estados e a União.

Fonte: Folha online

Comentários: (0)




Em uma tentativa de tirar a legislação do papel, promotores e uma ONG do Rio já conseguiram decisões favoráveis na Justiça --mas nem todas foram cumpridas.


No início de abril, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia confirmou decisão de primeira instância que obriga a Prefeitura de Salvador a apresentar, em até 60 dias, um cronograma de obras de adaptação em prédios e logradouros públicos, como calçadas e praças.


'Não se pretende que a prefeitura faça isso em três anos, mas é preciso um plano de ação', disse a promotora Silvana Almeida, do Ministério Público baiano.


A ação foi baseada num decreto federal de 2004, que regulamenta duas leis de 2000. O texto estabeleceu prazos para que meios de transporte e prédios públicos, entre outros itens, se tornem acessíveis.


No Rio de Janeiro, a organização não-governamental IBDD (Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência) obteve na Justiça Federal, em 2009, uma decisão favorável sobre prédios da União, Estado e município.


Apesar da sentença judicial, que estabeleceu multa e prazo de um ano para cumprimento, a ONG diz que os órgãos não acataram a decisão e cobra da Justiça a execução da sentença.


'É a legislação mais inclusiva das Américas e a menos executada. Parece que cumprir a lei é um favor, e não a garantia de um direito fundamental', disse Teresa Costa d'Amaral, do IBDD.


Segundo cálculo do Ministério Público do Rio de Janeiro, a multa é de cerca de R$ 5 bilhões. O valor considera 26 prédios da União, 533 do Estado e 1.393 do município que, segundo os próprios gestores, não são acessíveis.


OUTRO LADO


Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que está definindo um cronograma.


A AGU (Advocacia-Geral da União) disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que a sentença vem sendo cumprida 'dentro das possibilidades de cada órgão'.


O governo do Rio enviou uma lista de prédios acessíveis ou em obras, como o Palácio da Guanabara. A Prefeitura do Rio não respondeu.

 

Palavras-chave: Lei; Cumprimento; Acessibilidade; Prédio público; Garantia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/predios-publicos-nao-cumprem-lei-que-obriga-acessibilidade

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid