Portador de doença degenerativa ganha cirurgia

O autor alegou não tem condições financeiras para arcar com os insumos necessários ao seu tratamento, avaliado em R$ 60 mil reais

Fonte: TJRN

Comentários: (0)




O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, determinou ao Estado que forneça a estrutura necessária para a realização do procedimento cirúrgico a um portador de gonartrose, doença crônica que atinge as articulações nos joelhos. O magistrado ordenou ainda que seja fornecido hospital com UTI, incluindo bolsas de sangue, bem como o material especial solicitado.


Para o procedimento deve haver disponível prótese total de joelho importada (ex: Zimmer, Stryker, Samo), com bom arco de movimento, além do fornecimento de 02 unidades de cimento ortopédico com antibiótico, kit campos descartáveis, estéril drap e kit lavagem pulsátil. Para o cumprimento da decisão, o secretário de Saúde do Estado deverá ser notificado pessoalmente.


Entenda


O autor da ação alegou ter sido inicialmente portador da "Doença de Hodgkin", cujo tratamento finalizou-se em maio de 1998. Em seguida, se submeteu a nova avaliação clínica de médico Ortopedista e Traumatologista, que resultou no diagnóstico da doença denominada "Gonartrose", doença degerativa e progressiva, o que lhe gera "dor grave no joelho, acompanhado de diminuição do arco de movimento e diminuição das atividades diárias", devendo ser submetido a operação denominada "Artroplastia Total de Joelho".


Segundo ele, o orçamento total dos insumos necessários a seu tratamento é de R$ 60 mil, não detendo condições econômicas para custeá-lo sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, nos termos da Lei 1.060/50. Ele fundamentou sua pretensão no direito fundamental à saúde e na responsabilidade solidária das esferas (Federal, Estadual e Municipal) em implementar as políticas necessárias de atendimento integral ao serviço de saúde, descritos na Constituição Federal.

 

Processo nº 0804847-60.2012.8.20.0001

Palavras-chave: Cirurgia; Saúde pública; Condições financeiras; Doença degenerativa

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/portador-de-doenca-degenerativa-ganha-cirurgia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid