Polícia Federal deflagra operação que investiga sobrinho de Lula e a construtora Odebrecht

Justiça expediu quatro mandados de busca e dois de condução coercitiva. Ex-presidente não é alvo direto das diligências feitas em São Paulo e Santos.

Fonte: G1

Comentários: (0)




A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (20) uma operação batizada de Janus que investiga contratos da construtora Odebrecht com o empresário Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista, no entanto, não é foco direto das diligências realizadas pelos policiais federais em São Paulo e Santos, no litoral paulista.


Os alvos da Operação Janus são suspeitos de terem cometido os crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.


A Justiça Federal expediu quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir depor). As empresas onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão são ligadas à Odebrecht, que é investigada pela Operação Lava Jato por envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.


Taiguara é dono da Exergia, uma empresa sediada em Santos que foi contratada pela Odebrecht para atuar em um empreendimento da construtora em Angola. A empreiteira brasileira executou, em 2012, as obras de ampliação e modernização da hidrelétrica de Cambambe. No mesmo ano, a Odebrecht obteve um financiamento do BNDES para executar o projeto no continente africano.


O G1 procurou a assessoria da Odebrecht, mas até a última atualização desta reportagem ainda não havia obtido resposta. O G1, entretanto, não localizou a defesa de Taiguara.


Segundo a Polícia Federal, no nome da operação é uma referência ao deus romano Janus (ou Jano). Ainda de acordo com os policiais, a menção à divindade latina de duas faces, que olha ao mesmo tempo para o passado e para o futuro, tem o objetivo de mostrar "como deve ser realizado o trabalho policial, sempre atento a todos os lados e aspectos da investigação".

Palavras-chave: Polícia Federal Lula Operação Lava Jato Odebrecht "Operação Janus"

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/policia-federal-deflagra-operacao-que-investiga-sobrinho-de-lula-e-a-construtora-odebrecht

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid