Polícia Civil investiga declaração de vereador sobre mendigos

Vereador disse que 'mendigo deveria virar ração para peixe'

Fonte: O Globo

Comentários: (0)




Apesar de o vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), afirmar estar arrependido das suas declarações sobre moradores de rua, a Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a conduta do parlamentar. A declaração foi feita em um discurso no plenário da Câmara dos Vereadores, em Piraí, no dia 8 de outubro. Durante a sessão, o vereador afirmava que mendigo “deveria até virar ração para peixe”.


Ao tomar conhecimento das declarações, o delegado titular da 94ª DP (Piraí), Marcelo Haddad determinou a realização de um registro por apologia ao crime ou criminoso. A polícia já solicitou a ata da sessão e a cópia da fita com a gravação das declarações de Russo. O presidente da Câmara e o vereador serão intimados a depor.


Após o vídeo com seu discurso ter se espalhado nas redes sociais, Russo deu novas declarações, afirmando estar arrependido do fato. Em entrevista, ele reconheceu que foi infeliz na sua declaração e contou que pediria desculpas publicamente durante a sessão desta terça-feira. Segundo Russo, ele foi tomado pela emoção de uma recordação de um acontecimento de 17 anos atrás, quando seu irmão mais velho foi assassinado, em Além Paraíba, por um morador de rua que abrigou em seu sítio.


- Errei na colocação das palavras. Não tenho intenção de fazer nada errado. Eu falei, não fiz nada. Minha fala é completamente diferente da minha conduta - afirmou.


A Prefeitura de Piraí se manifestou através de uma nota, em que esclareceu ser “contra qualquer tipo de violência, discriminação ou qualquer atitude ofensiva aos direitos humanos e contra a natureza”. Vereador em primeiro mandato, Russo se elegeu com 322 votos.


Protesto de moradores


Moradores de Piraí, no Sul Fluminense, farão, nesta terça-feira, um protesto de repúdio contra a declaração do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo, do PT do B. Durante a sessão sobre os 25 anos da promulgação da Constituição Federal do Brasil, no dia 8, na Câmara Municipal, ele disse que “mendigo deveria virar ração para peixe”. O protesto está marcado para as 17h na Praça da Preguiça, no Centro.


A reação popular veio à tona quando moradores conferiram a declaração do vereador por meio de um vídeo que pode ser visto no perfil oficial da Câmara Municipal de Piraí, no Youtube.Na mesma sessão, o vereador declarou ainda que era favor da pena de morte. Russo diz a frase polêmica ao comentar sua posição sobre o voto de moradores de rua:


— Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada na vida. Aliás, eu acho que deveria até virar ração para peixe.

Palavras-chave: polícia civil investigação declarações vereador mendigos

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/policia-civil-investiga-declaracao-de-vereador-sobre-mendigos

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid