Plano é obrigado a fornecer órtese quando esta for necessária para cirurgia

Plano de saúde não pode limitar o tratamento necessário para a cura "assegurada e requerida pelo médico responsável

Fonte: TJSC

Comentários: (0)




A 1ª Câmara de Direito Civil negou o recurso de uma administradora de plano de saúde contra sentença que a condenou a restituir a usuário o total dos valores pagos por parafusos necessários para cirurgia – no valor de mais de R$ 2 mil por unidade.


De acordo com o processo, a empresa e o autor firmaram contrato em 1998 e, em 2010, ele precisou do plano para cirurgia óssea, que foi autorizada. Todavia, na hora da cirurgia, as órteses (parafusos absorvíveis), essenciais para o restabelecimento de seu sistema locomotor, foram negadas, e o segurado foi obrigado a arcar com pelo menos três unidades do produto. A cooperativa de médicos limitou-se a alegar que o plano não contempla o fornecimento dos parafusos.


Os magistrados validaram integralmente a sentença, pois o plano de saúde não pode limitar o tratamento necessário para a cura "assegurada e requerida pelo médico responsável", como disse a desembargadora Denise de Souza Luiz Francoski, que relatou a ação. Ela acrescentou que tal previsão está expressa no Código do Consumidor.


A câmara lembrou que a lei que rege os planos de saúde no Brasil (Lei n. 9.656/98) garante a obrigação - por parte da empresa - de fornecer órteses quando estiverem ligadas ao ato cirúrgico.


Além disso, qualquer "cláusula contratual que restringe a utilização do tratamento necessário para a cura do demandante [...] é nula", concluiu a relatora. A votação foi unânime.

Palavras-chave: plano de saúde usuário necessidade cirurgia

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/plano-e-obrigado-a-fornecer-ortese-quando-esta-for-necessaria-para-cirurgia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid