PEC que cria novos tribunais regionais federais contém erro formal, diz Calheiros

Para ele, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que o texto foi alterado pelos deputados

Fonte: Agência Brasil

Comentários: (0)




Brasília – O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou ontem (6), em nota, a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que cria quatro tribunais regionais federais (TRFs), com sede nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Manaus. A PEC foi promulgada ontem pelo vice-presidente do Congresso, deputado André Vargas (PT-PR), na ausência do presidente da Casa, que está em viagem ao exterior.


Desde a aprovação da proposta, Renan vinha adiando a promulgação, sob o argumento de que a PEC contém erro formal. “A opção de não promulgar a emenda que criou quatro tribunais regionais federais decorreu do entendimento de que a proposta contém erro formal, suscetível de questionamentos jurídicos, já que o texto aprovado pela Câmara dos Deputados sofreu alterações substanciais em relação ao que foi enviado pelo Senado Federal”, diz o senador na nota.


Para Renan, o correto seria os senadores apreciarem novamente a proposta, uma vez que, durante a tramitação e aprovação na Câmara, o texto foi alterado pelos deputados. Entidades que representam a magistratura, no entanto, alegam que há necessidade de nova votação do texto pelos senadores. No entendimento dos juízes, a alteração feita na Câmara é de técnica legislativa e não modificou o conteúdo aprovado no Senado.

Palavras-chave: Renan Calheiros PEC Novos Tribunais Erro Formal Promulgação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/pec-que-cria-novos-tribunais-regionais-federais-contem-erro-formal-diz-calheiros

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid