Para juíza, assassino de Glauco não pode ser condenado por latrocínio

Magistrada que liberou Cadu afirma que não se arrepende da decisão, com base em laudos psiquiátricos

Fonte: Estado de S. Paulo

Comentários: (1)




A juíza Telma Aparecida Alves disse nesta terça-feira (2) que não se arrepende de ter concedido liberdade a Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, assassino do cartunista Glauco Vilas Boas e do filho dele, Raoni Vilas Boas. Cadu foi preso nesta segunda-feira (1) em Goiânia, suspeito de latrocínio.


Telma disse ainda que "o rapaz não deve ser condenado pelo crime". Ela levou em consideração os laudos psiquiátricosde Cadu, que, segundo a juíza, "atestam que ele sofre de esquizofrenia, ou seja, não pode responder na Justiça pelos atos praticados".


Acompanhado de um parceiro que também foi preso, Cadu realizou dois roubos de automóveis. No primeiro, o estudante Mateus Moraes Pinheiro foi assassinado e, no segundo, o agente penitenciário Marcos Vinícius Lemes D'Abadia foi baleado - D'Abadia está internado em estado grave.


Após três anos internado em clínicas psiquiátricas, a Justiça de Goiás decidiu, em agosto de 2013, autorizar o tratamento laboratorial de Cadu, sem necessidade de internação. Na ocasião, a juíza alegou ser "leiga" no assunto e decidiu liberar o paciente pelos resultados de dois laudos - do Programa de Atenção Integral ao Locutor Infrator (Paili) e da Junta Oficial do Poder Judiciário. De acordo com a sentença, o relatório médico do Paili atestou que "o reeducando não apresenta quaisquer sintomas condizentes com sua continuidade em tratamento hospitalar de internação". O laudo da junta afirmou que "do ponto de vista médico clínico não há impeditivos para um tratamento em nível ambulatorial".


Mesmo com as recomendações, a juíza chegou a manifestar dúvida sobre a possibilidade de reincidência de Cadu e emitiu uma medida de segurança, exigindo acompanhamento."É recorrente a dúvida quanto à possibilidade ou não do indivíduo sob medida de segurança voltar a praticar conduta ilícita. A finalidade da medida de segurança é justamente preventiva", disse.

Palavras-chave: direito penal latrocínio Glauco Vilas Boas

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/para-juiza-assassino-de-glauco-nao-pode-ser-condenado-por-latrocinio

1 Comentários

seu nome sua profiss?o04/09/2014 12:34 Responder

Lei que deveríamos ter no Brasil. Mas não temos e nunca vamos ter. A Lei justa e Correta: Matou, o Estado provou quem é o culpado, de imediato será executado, mesmo que tenha doença, se matou não pode viver em sociedade.

Conheça os produtos da Jurid