Paciente deve receber remédios para tratar doença do sistema nervoso

Enfermo possui polineuropatia mista e sofre com dores intensas e com a perda de força no corpo

Fonte: TJMG

Comentários: (0)




A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o Estado de Minas Gerais conceda dois medicamentos imprescindíveis para o tratamento de um portador de polineuropatia mista, doença do sistema nervoso que causa fortes dores no corpo. A decisão confirma sentença da Vara Única da comarca de Campanha. O Estado também foi condenado a pagar multa diária no valor de R$ 300 ao paciente, pelo tempo em que ele ficou sem o remédio.

 
Segundo consta nos autos, S.A. necessita do uso contínuo de Thioctacid 600mg (ácido tióctico) e Cymbalta 60mg (cloridrato de duloxetina). Sem outras opções terapêuticas, sentindo dores difusas e perdendo força no corpo desde março de 2012, o paciente alegou, baseando-se na Constituição, que o acesso à saúde é um “direito de todos”.
 
 
O Estado argumentou que esses remédios não se encontravam em sua esfera de atribuição e que o relatório médico foi elaborado de forma unilateral, por um médico particular. Além disso, informou que o Serviço Único de Saúde (SUS) oferece uma alternativa terapêutica que poderia ser utilizada pelo paciente. Assim, o Estado recorreu da decisão de Primeira Instância e solicitou receita médica atualizada.
 
 
O desembargador relator, Eduardo Andrade, manteve a decisão por considerar que o médico que acompanha o paciente, mesmo sendo da rede particular, está apto para realizar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Além disso, os medicamentos solicitados não integram a farmácia básica do município e devem ser fornecidos pelo Estado de Minas Gerais.


Processo nº 1.0109.12.000233-1/001

Palavras-chave: direito civil doença do sistema nervoso

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/paciente-deve-receber-remedios-para-tratar-doenca-do-sistema-nervoso

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid