ONU: pesquisa revela que brasileiros têm pouca confiança na democracia

O país com mais convicção democrática é o Uruguai.

Fonte: Jornal O Globo

Comentários: (0)




BRASÍLIA. Estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançado ontem mostra que os brasileiros, 19 anos após o fim do regime militar, participam ativamente de eleições, mas têm pouca confiança na democracia do país. Em pesquisa realizada em 18 países da América Latina, o Brasil ficou na 15 posição quanto ao nível de adesão da população à democracia. O país com mais convicção democrática é o Uruguai.

Na mesma pesquisa, porém, o Brasil foi considerado o país com maior grau de democracia eleitoral e de participação da população em eleições, que são livres, limpas e o principal meio de acesso a cargos públicos.

? A democracia jamais será uma obra acabada, vai ser sempre muito mais um conceito histórico adaptado a cada momento e às particularidades de cada país ? disse o ministro Aldo Rebelo, da Coordenação Política, que participou ontem da apresentação do relatório do PNUD sobre a democracia na América Latina ao lado ministro Luiz Dulci, secretário-geral da Presidência da República.

? É importante registrar o rigor crítico da pesquisa ao apontar os problemas da nossa vida político-partidária ? disse Dulci.

O mesmo trabalho revela que o desapreço pela democracia é um traço do continente. Segundo o estudo, 54,7% dos cidadãos latino-americanos aceitariam um governo autoritário se ele pudesse resolver seus problemas econômicos. Para 56,3%, o desenvolvimento é mais importante que a democracia, e 58,1% acham que o presidente pode ignorar as leis.

A pesquisa ouviu 18.643 pessoas em 18 países, em 2002. Mil brasileiros de área urbana foram consultados.

O estudo propõe revalorizar a política, ?tão importante para o êxito do desenvolvimento quanto a economia?, diz o administrador do PNUD Mark Brown no prefácio do trabalho.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/onu-pesquisa-revela-que-brasileiros-tem-pouca-confianca-na-democracia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid