Obama se diz 'surpreso' e 'honrado' com sua escolha para o Nobel da Paz 2009

Presidente foi escolhido nesta sexta-feira (9) pelo comitê norueguês. Ele disse encarar prêmio como 'chamado' à cooperação mundial.

Fonte: G1

Comentários: (0)




Presidente foi escolhido nesta sexta-feira (9) pelo comitê norueguês. Ele disse encarar prêmio como 'chamado' à cooperação mundial.

Obama foi anunciado pelo Comitê Nobel como ganhador do prêmio por conta de seus esforços diplomáticos pela não-proliferação nuclear e pela paz.

O prêmio foi anunciado às 5h de Washington (6h de Brasília) e parece ter pego a Casa Branca de surpresa. No final da manhã, Obama fez um pronunciamento curto sobre a honraria, nos jardins da Casa Branca.

O democrata afirmou que não acredita que merece o prêmio, mas vai aceitá-lo como um "chamado à ação" para que todas as nações enfrentem desafios como a questão climática, a proliferação nuclear e os conflitos.

"Eu não vejo isso como um reconhecimento de minhas próprias realizações, mas sim como uma afirmação da liderança norte-americana em prol das aspirações dos povos de todas as nações", disse Obama.

"Para ser honesto, não acho que mereça estar na companhia de tantas figuras que transformaram o mundo", acrescentou em tom sério.

"Mas também sei que este prêmio reflete o tipo de mundo que esses homens e mulheres, e que todos os americanos, querem construir".

O presidente americano disse entender que o prêmio nem sempre é dado para pessoas ou instituições que atingiram objetivos, mas também para "dar impulso" a processos.

Palavras-chave: Obama

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/obama-se-diz-surpreso-honrado-com-sua-escolha-para-nobel-paz-2009

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid