OAB vai apurar onde o governo gasta dinheiro do contribuinte

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, anunciou hoje (18) a criação, pela entidade, de uma comissão de tributaristas para fazer uma radiografia completa da carga tributária brasileira e suas implicações na vida do contribuinte.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Comentários: (4)




Brasília, 18/01/2005 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, anunciou hoje (18) a criação, pela entidade, de uma comissão de tributaristas para fazer uma radiografia completa da carga tributária brasileira e suas implicações na vida do contribuinte. Busato afirmou que, refletindo uma preocupação generalizada da sociedade brasileira, a OAB quer saber com o diagnóstico por que a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, ao passo que o retorno do produto da arrecadação, na forma de benefícios sociais à população que paga altos impostos e taxas, é dos mais insignificantes entre as nações.

O presidente da OAB começou hoje mesmo a formular os convites a grandes nomes do Direito tributário do País e acredita que nos próximos dias poderá compor a comissão que vai fazer o levantamento da carga de impostos do País. Segundo ele, de posse dessa radiografia, a entidade pretende propor medidas, inclusive judiciais, no sentido de reduzir o peso da carga tributária e principalmente de melhorar o perfil da aplicação das receitas tributárias nos serviços públicos e infra-estrutura social do país.

Busato informou que uma das vertentes do estudo a ser desenvolvido pela comissão de tributaristas formada pela OAB é apurar as razões pelas quais impostos com finalidades específicas - como, por exemplo, a Cide, que deveria ser destinada à recuperação das estradas federais, ou a CPMF, que originalmente devia ser voltada à saúde - não chegam ao destino para os quais foram criados. Ou pelo menos não chegam em sua integralidade, uma vez que não raro são desviados para outras áreas ou cobrir rombos orçamentários de outros setores.

?O que assistimos hoje na malha viária brasileira é uma aberração, como tem mostrado inclusive a televisão, com sacrifícios de inúmeras vidas humanas e prejuízos incalculáveis para a economia do País, dado o estado de calamidade das nossas estradas. E para onde vai o imposto específico para essa área? O mesmo queremos saber em relação à CPMF. Ela estará mesmo sendo aplicada saúde, outra área problemática em todo o Brasil??, questiona o presidente nacional da OAB.

Ele espera que o estudo da comissão que está sendo formada dê as respostas a essas questões. A análise dos tributaristas deve também indicar os caminhos que devem ser tomados para que a alta carga tributária do País - que alguns especialistas afirmam ser de cerca de 40% do Produto Interno Bruto - seja revertida em favor da sociedade, na forma de serviços públicos mais eficientes e abrangentes.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-vai-apurar-onde-o-governo-gasta-dinheiro-do-contribuinte

4 Comentários

ismael Macedo de Almeida professor e advogado18/01/2005 23:25 Responder

Indubitavelmente, uma das decisões mais inteligentes e ousadas dos últimos tempos. Merece os nossos aplausos e deveria ser copiada por outras entidades de classes, associações ou instituições que nos termos da lei, têm competência para fiscalizar, cobrar e processar judicialmente todos aqueles que desviam, furtam ou roubam o nosso dinheiro em prol de interesses escusos, ilícitos ou particulares. Espero que tal medida se realize, efetivamente.

Waldir Cardoso advogado19/01/2005 0:30 Responder

Parabenizo o Pres. da OAB Nacional sobre o tema em foco, e na qualidade de Pres. da Assoc. de Usuários de Transp. Coletivos de Âmbito Nacional, irei reunir a nossa diretoria para analizarmos o desvio dos impostos que os passageiros pagam nas passagens, sem nenhum retorno, uma vez que contrariando o Direito Administrativo; a Carta Mágna Constitucional; a Lei das Concessões, o Sec. da Est.de Transp. credenciou diversas pessoas dando-os matrículas como fiscais e os colocaram na rua para fiscalizar os transportes coletivos, porque não existe fiscais do no quadro. Perguntamos, para onde está indo o dinheiro dos usuários? Iremos nomear uma comissão de tributaristas para analizar os fatos, e depois se for o caso iremos ao Ministério Público. Waldir Cardoso Pres. da Autcan

Waldir Dias de Abreu advogado19/01/2005 0:44 Responder

A OAB mais uma vez sai na frente para questionar matérias que afligem o povo brasileiro, entre outras várias, o desvio de finalidade dos altos impostos a que estamos submetidos. Pena que não irá resultar em nada, pois a população somente é lembrada pelo executivo e legislativo, na hora do voto.

Maria Lucia Telles Costa Ramos advogada19/01/2005 17:59 Responder

Até que enfim um Presidente Nacional vem mostrar o valor que tem a OAB. Medidas como esta só valorizam a instituição e a nossa profissão.

Conheça os produtos da Jurid