Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/oab-faculdades-caca-niqueis-formam-analfabetos-juridicos

11 Comentários

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)03/01/2006 13:42 Responder

Sr. Dr. Bussato, fale menos e faça mais!!! Colocar prática em teoria é o mais difícil... "ROTA NA RUA E ABAIXE O EXAME DE ORDEM!!!"

Jurandir de Sousa Vieira Silva professor e estudante de direito03/01/2006 14:16 Responder

Com razão o eminente Presidente da ordem. Defender o exame de ordem é a garantia de entregar ao cidadão um profissional competente.

karen barros academica de direito03/01/2006 14:50 Responder

Sr. Dr. Bussato, concordo com a sua opinião, mas acho que a diferença é que os antigos advogados estão com medo de perder os seus postos, pois o direito era coisa de rico, até hoje em minha cidade é. Sabe o que temos que fazer para passar na UFES? Pagar Darwin, que é 500,00 reais por mês, o pobre não consegue isso aqui não. O nosso ensino é sucateado, na sua época existia escola de ensino médio de qualidade, hoje não existe mais. Mas a ordem está cumprindo o seu papel, eliminando os não capacitados para o mercado. Culpa disso tudo também foi o governo, TODO O JOVEM QUE SE FAZ DIREITO HOJE ELE NÃO QUER SABER DE ADVOCACIA, E SIM DE CONCURSO PÚBLICO. Isso explica para o senhor o aumento das faculdades?.

Terezinha Schwenck Professora Universitária e Advogada03/01/2006 19:17 Responder

Dr. Bussato, Fico feliz em ver pessoas na sua posição preocupada com a questão do ensino jurídico e com o exame de ordem. Com certeza precisamos melhorar muito os cursos de direito no país e não é hora de apontar culpados, mas buscar soluções. A má qualidade estende-se à própria formulação das questões e na falta de critério na correção da prova da OAB. Afinal, todos temos que fazer nossa parte e assumir que o país tem que dar sim oportunidade de estudo a todos, pois este é um dos modos de se fazer uma nação mais digna e culta.

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)04/01/2006 17:42 Responder

Sr. Dr. Busato... Sugiro que se faça um exame anual para todos os advogados devidamente registrados da O.A.B., pois a reciclagem desses profissionais que ingressaram sem fazer nenhuma prova servirá como afirmativa, para que a Ordem, relate como está o nível dos profissionais no Brasil. Prova esta em âmbito nacional, já que a O.A.B. tem tanto poder politico, pode ter voz ativa entre seus profissionais. Não esquecendo de quem vai ministrar a prova tambem ser avaliado. Esse "todos" se estende inclusive a Vossa Excelência.

jailton Borges estágiario01/02/2006 20:24 Responder

Sr Dr Bussato, e realmente muito importante a preucupação da OAB, com a qualidade dos cursos de Direito no Brasil, mas seria mas inteligente e democratico se a OAB, emitisse um certificado para as Universidades politicamente correta e de acordo a alfabetização juridica, a partir de então não teremos mais bachareis considerados analfabetos juridicos, nem mais Universidades Mercantilistas.

jailton Borges estágiario01/02/2006 20:26 Responder

Sr Dr Bussato, e realmente muito importante a preucupação da OAB, com a qualidade dos cursos de Direito no Brasil, mas seria mas inteligente e democratico se a OAB, emitisse um certificado para as Universidades politicamente correta e de acordo a alfabetização juridica, a partir de então não teremos mais bachareis considerados analfabetos juridicos, nem mais Universidades Mercantilistas.

David Vieira Martins Representante Comercial02/02/2006 1:12 Responder

Concordo plenamente com sua colocação, uma vez que atendo diversas faculdades e já na formação do acervo de Biblioteca percebe-se, claro que com honrosas exceções, uma total falta de preocupação com a qualidade na aquisição de periódicos, existem bibliotecas sem o mínimo de livros exigidos pelo MEC, mas que são aprovadas e em pleno fuincionamento

janes domeneghini comerciante/estudante02/02/2006 10:52 Responder

dignissimo sr. roberto busato,eh elogiavel a sua preocupaçao,com o nosso ensino superior,mas nao seria mais relevante,que houvesse um consenso entre a AOB e o MEC, para implantar um sistema de controle somente nas universidades e nao tolhir somente os estudantes,pois afinal eles somente obtem na verdade uma meia profissao sem a aprovaçao da OAB.grato.:

Valdecir Furlan Acadêmico de Direito02/02/2006 15:20 Responder

Dr. Bussato, tenho lido diversos comentários seu a respeito do Assunto e na maioria deles, críticas à qualidade do ensino oferecido nas Faculdades de Direito. pergunto: o que está sendo realmente feito pela OAB e MEC no sentido de regularizar tal situação?, até o momento o prejudicado continua sendo somente o aluno que cursa 5 anos de faculdade e por fim não consegue passar no exame da Ordem, e as Faculdades?, qual a sansão para aquelas com baixo índice de aprovação?.

Frederick Vitilio Contador e estagiario de direito02/02/2006 20:17 Responder

Interessante o posicionamento do Sr. Presidente da OAB, pois TODAS AS FACULDADES em TODOS OS SEGMENTOS em decadas e decadas formaram profissionais e o mercado por si realizou a selecao natural, onde os bons profissionais obtiveram sucesso e os maus foram relegados ao limbo. O ensino superior sempre foi direcionado a casta da sociedade, pois apenas os mais abastados passavam nos vestibulares, e agora, pela propria omissao da OAB em permitir o descalabro da situacao, nao adianta chiar. Ah, sim, so em taxa para realizar a prova a OAB, considerando o valor de R$ 100,00 x 120.000/ano + 84000 (reprovados do ano anterior - 70%) = R$ 20.400.000,00 (VINTE MILHOES !!!). Financeiramente um otimo negocio...

Conheça os produtos da Jurid