Nova cartilha orienta consumidor na hora de comprar pela internet

Fonte: InfoMoney

Comentários: (0)




As compras pela internet vêm crescendo e conquistando a confiança do consumidor. Mas para que a comodidade de comparar preços e adquirir itens sem sair de casa não se torne um problema para o usuário, algumas precauções são necessárias.

Pensando nisso, o Comitê Jurídico da Camara-e.Net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) lançou nesta terça-feira (07) uma cartilha com dicas de segurança para o consumo pela internet. Com o nome de e-Consumidor, as orientações pretendem orientar internautas e lojistas a respeito das boas práticas do comércio on-line. Além disso, a cartilha pode incentivar os iniciantes a realizarem suas compras pela rede sem medo de serem vítimas de fraudes.

Entre as orientações ao consumidor, o documento ensina como verificar os recursos de segurança e procedência de um site, condições de entrega e tarifas, proteger dados pessoais e senhas, além de reconhecer golpes.

Cuidados com leilões

A cartilha conta também com um capítulo sobre as compras por meio de leilões virtuais em sites de compra e venda.

Para este outro tipo de negociação, existem medidas como checar a titularidade da conta corrente onde será efetuado o pagamento (se está no mesmo nome de quem oferece o produto), que deve ser feito apenas após a entrega da compra.

Contatar o vendedor para confirmar o fechamento do negócio também é apontado como um procedimento importante, assim como pesquisar o histórico de negociações da pessoa.

Educando empresas

Para fortalecer a iniciativa, a Câmara também fará parcerias com site, fornecendo um selo "Empresa Amiga do E-Consumidor" para as empresas que incluírem o link da cartilha em suas lojas virtuais.

Como resultado, a instituição espera incentivar lojistas e pessoas a se inserirem nos padrões de melhores práticas comerciais, como a identificação e cumprimento de prazos de entrega.

Clique aqui para acessar a cartilha do e-Consumidor disponível na internet.

Palavras-chave:

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/nova-cartilha-orienta-consumidor-na-hora-de-comprar-pela-internet

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid