MPF/SP pede indenização por comercial da Brahma, com Ronaldo

Fonte: MPF

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Palavras-chave: comercial

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9 Comentários

LUIS JUSCELINO AUGUSTO LEITE Advogado16/05/2009 12:01 Responder

A referida ação é descabida e sem lógica. Vejamos que a imprensa já mostrou diversas vezes homens simples que encontraram dólares e entregaram em seguida e mais alguns atos de honestidade e, nem por isso os políticos e o brasileiro desonesto mudou de opinião. Certamente que não vai ser com uma simples publicidade do Ronaldo "convidando-me" a tomar cerveja que eu aceitarei o convite. Quem bebe vai continuar bebendo e quem não bebe não terá nenhum efeito a publicidade. Vejo-a, realmente, no sentido de mostrar um homem (Ronaldo, atleta) que deu tantas alegrias aos brasileiros e, depois de muitas críticas, mais uma vez "deu a volta por cima", exemplo este que deve ser seguido por todos, independente de idade, cor, sexo, religião. Infelizmente o profissional que ajuizou a ação, observou a publicidade por um outro prisma. O homem tem livre arbítrio e não vai ser uma mera publicidade que vai mudar sua opinião.

Onélia Oliveira Advogada16/05/2009 20:05 Responder

À primeira vista, a ação civil pública parece um exagero sim; pelo menos prá nós dos grandes centros urbanos, com discernimento, maiores de 25, etc. Porém, quando pensamos naqueles mais jovens, que não residem nos grandes centros e ainda não formaram completamente o discernimento, a coisa muda. Vivemos no país do futebol com vários aspirantes a Ronaldos (que bom!) e, por isso, o zelo que, aparentemente, parece excessivo, passa a fazer sentido...

Winston Churchill da Silva Bérgamo Advogado16/05/2009 22:31 Responder

O autor da ação, tem razão. Um homem bem sucedido, especialmente no futebol, que é uma paixão do brasileiro, não deveria servir de mal exemplo, recomendando o uso de uma droga.Que diferença faz, o uso de uma droga legal ( bebida alcoólica) com uma ilegal? Temos o dever legal e moral de defender os nossos jovens. Parabens ao Ministério Público pela iniciativa.

Ismael da Silveira Advogado17/05/2009 10:47 Responder

As drogas e as bebidas acompanham a humanidade desde a sua criação, a TV tem pouco mais de cem anos, culpar a televisão ou comerciais pela a pratica do consumo de bebidas me parece um absurdo. Educação, criação e familia é o único meio de seu filho não se envolver com bebidas.

Ismael da Silveira Advogado17/05/2009 11:24 Responder

As drogas e as bebidas acompanham a humanidade desde a sua criação, a TV tem pouco mais de cem anos, culpar a televisão ou comerciais pela a pratica do consumo de bebidas me parece um absurdo. Educação, criação e familia é o único meio de seu filho não se envolver com bebidas.

Ismael da Silveira Advogado17/05/2009 11:29 Responder

As drogas e as bebidas acompanham a humanidade desde a sua criação, a TV tem pouco mais de cem anos, culpar a televisão ou comerciais pela a pratica do consumo de bebidas me parece um absurdo. Educação, criação e familia é o único meio de seu filho não se envolver com bebidas.

marcos arraes advogado17/05/2009 18:52 Responder

Creio que o MPF tem razão. Veja-se que, no mundo campitalista, a busca pelo lucro é indicutível. Todavia, não se pode tudo pelo dinheiro. Os comerciais de bebidas e de cigarro exorbitavam em seu direito de expressão. Otima a solução qto ao cigarro, que deveria ser imposta à bebida. Como diz S.PAULO="Tudo posso, nem tudo convem!". Ronaldo parece ser bom, mas é ganancioso e nao ve limites na busca pelo dinheiro...muitos jovens podem, fatalmente, seguir seus exemplos negativos pensando ser comum...e ate é, mas ñão é normal Faz-se o bem direta e indiretamente, não basta diretamente agir bem e indiretamente fazer mal!!!!

José Airton Carvalho Filho Advogado18/05/2009 11:47 Responder

Vou mais além, as peças de propaganda relativas à bebidas alccolicas devem ser banidas dos meios de comunicação, como ocorreu com a publicide de cigarros. As chamadas drogas licitas não podem ter espaço nos meios de comunicação, especialmente na televisão. Não há justificativa para tal manutenção.

Paulo César Lani advogado18/05/2009 13:05 Responder

Sras e Srs, é um prazer vê-los atuando, discutindo sadiamente, se aprimorando. Em minha opinião, esse problema vai além dos interesses de um grupo de pessoas. Devemos lembrar que o no. de pessoas com problemas com alcoolismo cresceu muito - e permanece o velho problema de que todos que bebem não se consideram alcoólicos - só os outros. Ainda, devemos analisar o fato de que uma altíssima porcentagem (não tenho aqui o no. exato) dos crimes cometidos, em especial o homicídio, se deve ao uso de alcool - não outras drogas: ALCOOL. Dai que tal problema causa, além do problema social, um gasto ainda maior com segurança e saúde pública. Por isso, acerta o MP/SP. Quanto ao Ronaldo, o problema é que, na intenção do agente, a idéia é atingir quem consome cerveja: torcedores. Não acredito que uma criança, as quais os pais não tem hábito de consumir alcool, vão passar a consumir alcool por causa de um comercial (nem por causa do time de seu coração). Porém, se a justiça assim entender, vai ter que rever as aparições do Zeca Pagodinho e demais personalidades, principalmente das "beldades" que aparecem vestindo camiseta Brahma (camarote do carnaval, propagandas, etc), já que são exemplo para as meninas (que, diga-se de passagem, também andam bebendo além da conta, contribuindo para o aumento vertiginoso do clube do risco à saúde e à segurança).

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