MPF/CE: direito de famílias por posse de terra no município de Acopiara é protegido

Famílias foram vítimas de coação pelos agentes da Prefeitura de Acopiara, no Ceará

Fonte: MPF

Comentários: (0)




Por meio de ação civil pública, o Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte está requerendo à Justiça Federal em Iguatu/CE que impeça o município de Acopiara, no Ceará, de realizar qualquer conduta, ato ou obras públicas no imóvel conhecido como "Sítio Cambitos", que tem registro em cartório e consta como doação gratuita feita à União pela própria Prefeitura de Acopiara, em 1963. As famílias, que ocupam o local, possuem regularização fundiária emitida pela Superintendência do Patrimônio da União no Ceará -SPU, ou estão, em grande parte, em processo de regularização.


Caso a Prefeitura de Acopiara não se abstenha de qualquer ato no referido imóvel, estará sujeita ao pagamento de multa diária de, pelo menos, R$ 1 mil, conforme requerido pelo MPF. Atualmente, moram 31 famílias no "Sítio Cambitos". Uma delas procurou o Ministério Público Federal e relatou o fato de estar, juntamente com outras famílias, sendo vítima coações por agentes da Prefeitura de Acopiara no sentido de os expulsar, em razão do interesse desta pela posse da terra.


O procurador da República em Juazeiro do Norte Rafael Ribeiro Rayol resolveu ajuizar ação civil pública após encaminhar recomendação em idêntico sentido, sem obter a devida resposta da Prefeitura de Acopiara. Na primeira tentativa, o MPF alertou o prefeito de Acopiara, Antônio Almeida Neto, que não realizasse qualquer conduta, ato ou obras pública no imóvel conhecido "Sítios Cambitos", como também o dever de paralisar imediatamente qualquer medida que já tenha sido iniciada, fato que configuraria, em tese, infração penal.

Palavras-chave: Vítima; Coação; Agentes; prefeitura; Proteção; Posse; Terras

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpfce-direito-de-familias-por-posse-de-terra-no-municipio-de-acopiara-e-protegido

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid