MPF denuncia empresária por manter doméstica como escrava em apartamento em Copacabana

Mulher teria submetido trabalhadora a condições degradantes de trabalho no período entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. Segundo o órgão, doméstica era ameaçada e trancada em área de serviço sem direito a alimentação.

Fonte: G1

Comentários: (0)




O Ministério Público Federal denunciou uma empresária por submeter a empregada doméstica a condições de trabalho análogas à escravidão. De acordo com a ação, a mulher chegou a ficar trancada na área de serviço do imóvel por uma semana, sem direito a alimentação.


A mulher teria submetido a doméstica a condições degradantes de trabalho no período entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011. Na época, a trabalhadora chegou a adoecer e, de acordo com testemunhas que fazem parte da denúncia, a empresária considerou que, se a empregada não podia trabalhar, também não poderia receber salário ou comer.


Segundo o MPF, a empregada e a outra doméstica que também trabalhava no apartamento eram constantemente xingadas e proibidas de sentar no sofá da sala para assistir TV. Ela alegava que teria que passar álcool no estofado caso elas se acomodassem.


Os relatos contam que a vítima também era submetida a jornadas de trabalho exaustivas e ilegais, que começavam às 7h e iam até meia-noite. Ela também não tinha nenhum descanso semanal.


A vítima veio de Brasilia para o Rio de Janeiro com a empresária. Para evitar que a trabalhadora fosse embora, a denunciada alegava uma dívida em função da venda de móveis. Dizia também que ela tinha quebrado objetos e manchado roupas, o que seria descontado do seu salário.


A empresária também é acusada pelo MPF de fazer ameaças, dizendo para a vítima que qualquer bandido no Rio de Janeiro bateria nela por R$ 50 ou a mataria por R$ 100.


O caso foi denunciado pelo Ministério Público em 2014 e a Justiça do RJ encaminhou a denúncia para a Justiça Federal. Em abril desse ano a ação foi então remetida ao Ministério Público Federal, que também denunciou o crime.

Palavras-chave: Denúncia MPF Empregada Doméstica Condições Degradantes de Trabalho Escravidão

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mpf-denuncia-empresaria-por-manter-domestica-como-escrava-em-apartamento-em-copacabana

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid