MP obtém sentença que obriga Americana a retirar placas de trânsito escritas em inglês

A Constituição Federal prevê que a lingua portuguesa é o idioma oficial do Brasil, caracterizando violação ao patrimômnio cultural o uso de expressões estrangeiras, como "Stop Four" utilizado pela municipalidade nas minirotatórias

Fonte: MPSP

Comentários: (2)




A Promotoria da Cidadania de Americana obteve decisão favorável da Justiça em ação civil pública (ACP) com pedido para que a Prefeitura retire todas as inscrições em inglês “Stop Four” das minirrotatórias da cidade.


De acordo com a ação, ajuizada pelo promotor de Justiça Marcos Neri de Almeida, o uso de expressões estrangeiras pela municipalidade “contraria normas de trânsito e a Constituição federal, que prevê que a língua portuguesa é o idioma oficial do Brasil, caracterizando violação ao patrimônio cultural”. Na ACP, a Promotoria não pede modificações ou a paralisação do programa de trânsito, apenas a retirada da expressão estrangeira. 


A expressão “Stop Four” foi colocada no centro de diversas minirrotatórias, confundindo motoristas, conforme reportagem publicada pela imprensa. Em sua sentença, a juíza substituta Marcela Filus Coelho argumenta: “Em que pese a Administração esteja agindo buscando aumentar a segurança no trânsito, não pode fazê-lo de forma a violar o ordenamento jurídico”.


A Constituição Federal, em seu artigo 13, diz que a língua portuguesa é o idioma oficial da República Federativa do Brasil. A utilização da inscrição também desrespeita o artigo 81 do Código Nacional de Trânsito, que prevê: “Nas vias públicas e nos imóveis é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito”.


A Justiça determinou que o município retire todas as inscrições em inglês e que não sejam feitas novas inscrições naquele idioma. A decisão foi proferida no último dia 10 de novembro.

Palavras-chave: Constituição Federal; Placas; Trânsito; Inglês; Obrigação; Violação

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/mp-obtem-sentenca-que-obriga-americana-a-retirar-placas-de-transito-escritas-em-ingles

2 Comentários

Paulo Fernando Beraldo contador/advogado17/01/2011 17:45 Responder

Não poderia ser diferente.... A língua portuguesa deve ser utilizada....Mas a pergunta é: Por que se usa tanto latin no judiciário??? Por que usar o termo \\\"shopping center\\\" ao invés de centro comercial? Por que usar \\\"shorts\\\" quando poderíamos usar calças curtas? E, ainda, por que ensinar \\\"tu és\\\" e \\\"vós sois\\\" se não os utilizamos no dia-a-dia? Por que não criar a língua brasileira??? São as indagações?

Everton Fernandes Empresário18/01/2011 15:34 Responder

Termos latinos ou palavras em outro idioma só podem ser utilizados quando inexistente outro simililar na lingua pátria.

Conheça os produtos da Jurid