Movimento Cansei causa divergências na OAB

Movimento Cansei.

Fonte: Congresso em Foco

Comentários: (4)




Em resposta às críticas recebidas pela OAB do Rio de Janeiro, CUT e PT, a OAB-SP divulgou hoje nota afirmando que o Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, apelidado de Cansei, não é uma manifestação político/partidária, mas sim um ato cívico de cidadania e de amor ao Brasil dentro dos limites previstos em um regime de democracia.

De acordo com a OAB-SP, o objetivo do movimento é incentivar a população a demonstrar solidariedade e indignação frente aos problemas que assolam o Brasil. A intenção do movimento não está ligada a qualquer ação, personagem ou partido político. O governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves, acrescentou que apenas nos regimes autoritários não se respeitam manifestações contrárias?e que o Cansei é um movimento legítimo e democrático de insatisfação em relação a determinadas ações de governo.

Desde o seu lançamento, no dia 27 de julho, o Cansei recebe duras críticas do PT e da CUT, além de causar divergências entre a OAB de São Paulo e do Rio de Janeiro. O presidente da OAB-RJ afirma que ?é, na verdade, um movimento localizado em São Paulo e apoiado pelas suas classes mais abastadas?, e de forma alguma admite o caráter nacional do Cansei, que a OAB-SP pretende dar ao movimento.

Rotulado pelos oponentes de OAB tucana, oposição mascarada, Marcha da Família de 64, oportunismo da direita, e conspiração da elite branca de Campos do Jordão, o Cansei pretende fazer um minuto de silêncio no dia 17 de agosto, quando a tragédia com o Airbus da Tam, que matou 199 pessoas completa um mês.

De acordo com a CUT, apesar do Movimento ser organizado pela OAB-SP, conta com o apoio de ?entidades poderosas, como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). A Cut organiza o contra-ataque: o Cansamos. Mas ainda não se tem certeza se a estratégia terá fôlego para seguir adiante.

Palavras-chave: OAB

Deixe o seu comentário. Participe!

noticias/movimento-cansei-causa-divergencias-na-oab

4 Comentários

Luiz Carlos Chagas Aposentado03/08/2007 21:59 Responder

Seria tão bom se a OAB interressase por todos os brasileiros que tem seu processos parados no TRT vitímas dos abusos economicos dos empressários e da sociedade do "CANCEI"

Decio Antunes Representante Comercial05/08/2007 18:20 Responder

Desde quando a CUT recebeu outorga de ser somente ela a porta voz do clamor do povo brasileiro? É muita pretensão!

Ricardo Func. Público (Bacharel e operador do Direito)06/08/2007 9:24 Responder

Realmente CANSAMOS de escutar baboseiras de pessoas que estão contra o governo, alias, pessoas que torcem para o Brasil não dar certo! O pior que são "pessoas" capacitadas para emitir opiniões valiosas como a O.A.B., etc... Porem essas "pessoas" estão preocupadas com o bolso e com politica! Fazer algo para o Brasil? É piada... Se politicagem dá mais dinheiro que trabalhar, então vamos nos juntar a corja dos quem "ganham muito fazendo pouco" (Ou fazendo nada...) A O.A.B. como entidade importante no cenário politico do Brasil, poderia se preocupar com coisas que realmente interessa! Com "pessoas" assim realmente da DÓ DO BRASIL! Dica? Se junte ao MEC e vão "inspecionar" faculdades e universidades de Direito! E por favor, parem de não fazer nada pelo pais...

Maria professora06/08/2007 10:35 Responder

Logo após as eleições ninguém faz manifestações. Porém no próximo ano já será ano eleitoral e começam as manifestações para emplacar futuras candidaturas. São manisfestações oportunistas. Critica-se o governo para ter folego para uma futura campanha política.

Conheça os produtos da Jurid